Yglésio aponta cópia de projeto por Rubens Jr.

Repercutiu nas redes nesta segunda-feira (24) crítica feita pelo deputado estadual Yglésio Moyses (Pros) ao deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) por suposta cópia de projeto de sua autoria.

A proposta de Yglésio é o Programa de Apoio à Primeira Infância (PAPI), que, se aprovado, garantirá renda de R$ 100 a R$ 200 por família com crianças de 0 a 6 anos de São Luís.

O projeto de Rubens – que, segundo Yglésio, foi lançado após o PAPI e com valores rigorosamente iguais – chama-se “Renda Criança”.

“Ainda há quem insista ainda na justificação da cópia. Discuto Saúde há 8 anos aqui no Maranhão e nem por isso me sinto no direito de pensar que todas as propostas dos concorrentes são fruto de temas de Saúde que levantei: muda pelo menos os centavos da proposta copiada, camarada”, afirmou Yglésio em seu Twitter, depois de Rubens dizer que sua ideia era autêntica.

A proposta, anunciada semana passada por Yglésio, foi apresentada em forma de anteprojeto de lei na Assembleia Legislativa, a ser encaminhado ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

“Tenho nada contra a sua pessoa, Rubens Pereira Jr, mas pra quem tem um monte de partidos na mão, usurpar sem qualquer constrangimento uma ideia minha, registrada de maneira completa nos anais da Assembleia, nada a ver. O tal ‘renda criança’ é apenas uma cópia reduzida do PAPI.”, acusou.

A temática de primeira infância é comum de todos os candidatos, porém no Plano de Governo de Rubens Pereira Jr, a primeira infância é o último item do seu programa. A renda básica, inclusive, é a última proposta do último tópico. Ao anunciar 100 propostas na pré-campanha, a Renda Básica é a 106º.

Na proposta é prometido ainda, em uma segunda etapa, uma renda infantil. “Em uma segunda etapa abarcar também as crianças de famílias pobres, caminhando gradativamente para um modelo de renda básica para crianças.”, diz o plano de governo sem aprofundar como ser feito, diferente do PAPI apresentado por Yglésio.

Depois do PAPI, Rubens mudou de ideia e já encontrou o caminho para implementar a renda básica. O que foi copiado, argumenta o deputado estadual, foi a proposta e não a temática da primeira infância.

Rubens Júnior garante, no entanto, que já debate o tema desde o ano passado.