Advogados de Iracema se dizem ‘surpreendidos’ por cassação de prefeita

Os advogados da prefeita de Urbano Santos, Iracema Vale (PT), declararam hoje (2), por meio de nota, que foram “surpreendidos” pela decisão do juiz Guilherme Valente de Sousa, da 73ª Zona Eleitoral, que determinou a cassação da prefeita de Urbanos Santos, Iracema Vale (PT), e da sua vice, Darcy Ameida (MDB), além do presidente da Câmara Municipal, vereador Tomaz de Aquino Estrela Neto, o “Totó” (saiba mais).

O trio foi acusado de distribuir tijolos, cestas básicas, passagens e oferecer abastecimento d’água em troca de votos nas últimas eleições.

Veja abaixo a íntegra do esclarecimento.

Com relação aos processos eleitorais em trâmite na 73ª Zona Eleitoral, em Urbano Santos/MA, que têm como demandados a Prefeita Iracema, a vice-prefeita Darcy e o vereador presidente da Câmara Municipal Tomaz de Aquino, nós, advogados constituídos e que atuamos na defesa, esclarecemos que:

  1. Fomos surpreendidos pelo conteúdo das decisões publicadas, em 1º de setembro de 2020, tendo em vista os pedidos de análise dos autos que fizemos, pois ainda não tivemos acesso integral aos processos em questão;
  2. Confiamos nas instâncias da Justiça Eleitoral. Já estamos tomando as medidas judiciais cabíveis, recorrendo para que a referida decisão seja analisada tecnicamente e reformada pelos tribunais competentes, pois trata-se apenas da primeira decisão nos processos e emitida pelo juízo singular da Zona Eleitoral;
  3. Lamentamos que a decisão esteja sendo usada e explorada politicamente, já que a mencionada decisão é referente ao processo eleitoral de 2016 e saiu agora, às vésperas de novas eleições municipais. Os que exploram politicamente a decisão tentam fazer com que uma manifestação judicial interfira no processo político municipal. Porém, fazem isto em face da ausência de aceitação popular, não tendo votos para a disputa política democrática nestas eleições de 2020, tentam outras formas ilegítimas de atuação política;
  4. As Eleições de 2016 em Urbano Santos/MA ocorreram na mais absoluta normalidade, cumprindo as regras republicanas e democráticas da Constituição Federal e do Direito Eleitoral, o vereador Tomaz foi eleito de forma legítima, com expressiva votação e a atual prefeita e vice foram eleitas com uma histórica diferença de votos pela soberana manifestação popular.

4 pensou em “Advogados de Iracema se dizem ‘surpreendidos’ por cassação de prefeita

  1. Agora, sinto que os tribunais começaram a moralizar esse estado cumprindo e botando na rua e as vezes na cadeia,todos os gestores corruptos que roubam o dinheiro e a consciência de uma coletividade necessitada e muito pobre das cidades do Maranhão. Esses ladrões do erário público nunca acabam na cadeia,contudo,se fosse um pobre que furtasse uma galinha já estaria nas grades. É uma pena que o pau que dá em chico,não dá em Francisco!

    • Brilhante decisão. Mostra que, apesar de existirem muitos agentes públicos vendilhões nesse País, ainda existe esperança. Ainda têm Juizes corretos e sérios nesse País, pessoas que vestem a toga e fazem Justiça mesmo. Por mais juízes LINHA DURA como esse aí!!!

    • A melhor pena seria confiscar os bens adquiridos pelo fruto do desvio, são presos, passam uns dias, e depois voltam para a mordomia, mas na verdade uma grande parte desse dinheiro vai parar no bolso de operadores do direito.

  2. Pingback: Juiz cassa prefeita, vice e presidente da Câmara de Urbano Santos- MA – Portal Rio Parnaíba

Os comentários estão fechados.