Chapa 3 cresce na disputa das eleições do Coren-MA

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-MA) se prepara para a realização das eleições 2020 na qual elegerá os conselheiros para o próximo triênio (2021/2023). Disputam seis chapas, entre elas a “Chapa 3 – Juntos Podemos Mais” que vem liderando as intenções de voto. As eleições acontecem nos dias 08 e 09 de novembro, através da internet, no site http://www.votaenfermagem.org.br/. Podem votar os Profissionais da Enfermagem regulares com o Conselho.

Pesquisa realizada pela internet com a participação de 1.115 Profissionais da Enfermagem, nos dias 05 e 06 de outubro, mostram o Raio-X para as eleições Coren 2020. Com 52% dos votos a Chapa 3 – Juntos Podemos Mais, lidera a preferência dos votantes na pesquisa feita pelo Apps Pollie. Com 18 Profissionais da Enfermagem, a chapa é composta pelo Quadro 1 – formado por 10 Enfermeiros e pelo Quadro 2 – formado por 8 Técnicos em Enfermagem, sendo uma das chapas que conseguiu inscrever os dois quadros, confirmando todos como ficha limpa.

A técnica em enfermagem Kelly Inaiane, destacou os pilares das propostas da chapa: Valorização da Enfermagem, Um Coren Mais Forte, Transparência e Profissionalismo na Gestão.

O enfermeiro José Carlos Júnior, integrante da Chapa 3, declarou sobre a necessidade de uma gestão mais profissional no Coren-MA. “O profissional da Enfermagem precisa de um Conselho forte para representar mais a categoria e isso passa por uma boa gestão, com liderança, que traga credibilidade e representatividade”, destacou.

Outra pauta relevante no setor e que está entre as propostas da Chapa 3 é o combate ao assédio moral e violência contra o profissional da enfermagem. “Fortaleceremos a assessoria jurídica para o atendimento e a orientação ao profissional que se sentir assediado ou agredido no seu local de trabalho. É essencial a celeridade neste tipo de processo”, informou o enfermeiro Deusdede Fernandes, integrante da Chapa 3.

Representantes nos municípios

Um grande diferencial da chapa nestas eleições são as representações nos municípios do estado. A enfermeira Lívia Bustamante, que mora em Imperatriz, enfatiza sobre o cuidado que o Conselho precisa ter com os profissionais. “Temos lutas antigas que precisam ser fortalecidas, como por exemplo a conquista das 30h semanais e a instituição de um piso salarial”, destacou.

Para o enfermeiro Dácio Alves Viana, de Pedreiras (MA), integrante da Chapa 3, a ideia apresentada pelo grupo é de um trabalho com seriedade e comprometimento. “Queremos um Coren mais forte e atuante no Maranhão”, finalizou.

Para conhecer melhor as propostas da Chapa 3 – Juntos Podemos Mais, siga as redes sociais instagram e facebook @chapa3juntospodemosmais.