Na reta final, pesquisa aponta vitória de Calvet Filho em Rosário

Pesquisa de opinião realizada em Rosário pelo Instituto Emet, para descobrir a preferência do eleitorado para prefeito, aponta que o candidato Calvet Filho tomou a dianteira da disputa na reta final da campanha.

A pesquisa foi realizada pelo maior instituto de pesquisa do Norte/Nordeste, o Emet, que atua em seis estados do Brasil, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro de 2020 e está registrada sob o nº MA-09030/2020 no TSE.

Foram entrevistados 831 eleitores com idade acima de 16 anos dos sexos masculino e feminino, escolaridade e renda. A pesquisa foi encomendada por Quantum Empreendimentos Eireli.

O grau de confiança da pesquisa é de 95% com margem de erro de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos, como consta no sistema da Justiça Eleitoral. Segundo a pesquisa, Calvet Filho vence as eleições com aproximadamente 15 pontos de vantagem contra o segundo colocado.

Com a realização das convenções, apenas quatro nomes foram indicados para disputarem o pleito eleitoral e encontram-se com suas candidaturas registradas, sendo eles Calvet Filho (PSC), Jonas Magno (PDT), Rômulo Baldez (Republicanos) e Saldanha de Rosário (PSB).

O Instituto EMET apresentou os nomes dos quatro candidatos e fez a seguinte pergunta ao eleitor: Se as eleições municipais fossem hoje, em qual destes nomes você votaria para prefeito de ROSÁRIO – MA?

Calvet Filho lidera com 42,12%, em segundo Jonas Magno com 30,32%, Saldanha de Rosário em terceiro com 4,21%, Rômulo Baldez em quarto com 1,32%, nenhum desses 13,72%, não sabem ou não quiseram responder 8,30%.

Cumpre destacar que grande parte do eleitorado da cidade de Rosário que estão apareceram como indecisos ou não souberam responder, aguardavam ansiosamente pela realização de um debate entres os 4 (quatro) candidatos antes da eleição que será realizada no próximo domingo (15 de novembro), no qual os candidatos poderiam expor em tempo real suas propostas e demonstrar o nível de preparo de cada um para comandar o executivo municipal, algo que ficou impossibilitado de acontecer porque nem todos os candidatos aceitaram a realização do debate, como o exemplo do candidato Jonas Magno que optou pela não realização do mesmo.

Rejeição

A pesquisa mostra, ainda, que o candidato Jonas Magno, apoiado pela atual prefeita de Rosário, Irlahí Moraes, disparou no nível de rejeição para o eleitorado rosariense, sendo que destes 45,25% quando perguntados se as eleições municipais fossem hoje em qual dos candidatos NÃO votariam para prefeito de ROSÁRIO-MA, responderam que não votariam no candidato apoiado pela atual gestão rosariense e em razão disso o candidato Jonas Magno liderou o ranking de rejeição o que certamente foi decisivo para que o candidato da oposição se torne eleito no próximo domingo para prefeito da cidade vizinha da capital maranhense.

Vale frisar ainda que a Comissão Provisória Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, tentou a todo custo impedir pelas vias judiciais, através do processo de nº 0600934-66.2020.6.10.0018, que a pesquisa do EMET Instituto, conceituado no Norte/Nordeste do país, fosse divulgada mostrando o cenário atual do pleito no município.

A tentativa de uma “manobra judicial” não surtiu o efeito desejado e a verdade pôde prevalecer e chegar ao eleitorado rosariense, pois o juízo competente decidiu que a pesquisa realizada pelo EMET INSTITUTO pode sim, ser divulgada a partir do dia 12/11/2020, vejamos: