Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2022, fica cada vez mais clara a disputa no grupo Flávio Dino (PCdoB) entre o vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), e o senador Weverton Rocha (PDT).
O Instituto Escutec/O Estado traz a primeira de uma série de quatro pesquisas em 2021 sobre o cenário sucessório no governo do Maranhão. Dos três cenários simulados para a sucessão estadual, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) participa de dois e lidera em ambos.
Nesta primeira pesquisa foram ouvidos 1,4 mil eleitores nos dias 20 a 25 de março. O intervalo de confiança é de 90% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No primeiro cenário, reúne 12 possíveis candidatos ao governo estadual. Pelos dados, Roseana Sarney aparece com 23% das intenções de votos. Ela é seguida por Weverton Rocha (PDT) com 14% e Edivaldo Júnior (PDT), ex-prefeito de São Luís, com 13%. O vice-governador Carlos Brandão (PSDB) conseguiu 9% da opinião dos eleitores e Roberto Rocha, senador da República, 8%.
Neste primeiro cenário tem ainda Eliziane Gama (Cidadania) com 3%, mesmo percentual do deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), e Simplício Araújo com 2%. Márcio Jerry (PCdoB), Lahesio Bonfim (PSL), Josimar de Maranhãozinho (PL) e Felipe Camarão obtiveram 1% cada um deles. Nenhum dos candidatos somou 8% e não sabe ou não respondeu, 13%.
Com quatro nomes na disputa, o cenário dois mostra os seguintes dados: Roseana com 29%, Weverton Rocha com 20%, Carlos Brandão vem com 12% da opinião dos entrevistados e Roberto Rocha com 11%. Nenhum dos nomes apresentados somou 18% e não sabe ou não respondeu, 10%.
Já na terceira simulação da disputa pelo Palácio dos Leões, Weverton Rocha lidera com 25% sendo seguido por Carlos Brandão com 15% e Roberto Rocha 13%. Maior que o percentual dos candidatos é o que respondeu não votar em nenhum dos três nomes apresentados: 30%. Não sabe ou não respondeu somou 17%.
Estão escondendo os dados para favorecer o Palácio e o Senador Weverton Rocha. Tive acesso aos levantamentos internos realizados pela exata e todos mostram o Roberto Rocha em segundo lugar no cenário com a Roseana e liderando sem ela. Curiosamente, os números também mostram que a força do Werverton Rocha só é maior que a do Brandão quando se fala em alianças porque os dois estão empatados em todos os cenários. Com certeza estão dando uma mãozinha para divulgar.
Os candidatos dos Leões estão tão fracos que até Roseana aparece na dianteira das pesquisas
Roseana precisa deixar de usada e vendida como moeda de troca por Roberto Costa que alardea que ela só faz o que ele manda. Aqui está comprovada a sua liderança. O MDB para continuar a ter protagonismo mais do que nunca precisa dela. Que João Alberto e C&A se conscientizem disso. Voto nela pra governadora.
Quem não curtiu esse resultado foi o Roberto Costa. Alguém viu ele comemorando o resultado.da Escutec e Exata? A mulher é do MDB! Nenhuma notinha exaltando a liderança da guerreira. Um sinal de que ele quer que ela continue dependente dele. Que ele pensa que é? Ainda tem que aprender muito. Avante Roseana!
O povo pede pra ser roubado mesmo. Weverton Rocha é chute no Xiri.
A igreja está ficando sem santo e não existe mais um líder atualmente que se apresente como uma esperança política de que tanto o povo sonha encontrar. Todos os governadores que chegaram com muita falácia,acabaram sendo engolido pelas suas próprias palavras cheias de promessa e nada aconteceu que desnorteasse dos antigos.No estado não existe mais aquele político que poderíamos chamar de um grande líder,preparado,com boa oratória,humilde , simples e que passe uma personalidade firme e forte.Todos os que estão se apresentando como prováveis candidatos atualmente,farão com que tenhamos a maior abstenção de todos os tempos,é só olhar a relação. O Maranhão precisa de político que conheça bem Brasília atualmente e que não fique atrás de guias para tudo. Acho que talvez a candidatura da Roseana ao governo,traga novo alento a população que anda sofrendo muito,principalmente os servidores públicos do estado. Mas isso dependerá das pesquisas e do seu empenho.Sempre digo,”O maior arrependimento de uma pessoa,é se arrepender de não ter tentado”. Tente Roseana!
Eita Maranhão véi pra gostar de Sarney. Hen Hêin!
Edivaldo 2022
Os candidatos dos Leões estão tão fracos que até Roseana aparece na dianteira das pesquisas