Governadores reagem após pedidos de informações da CPI da Covid

Os governadores brasileiros não gostaram nada de ser acionados pela CPI da Covid para prestar esclarecimentos sobre gastos de recursos federais durante a pandemia.

Por meio do Fórum Nacional de Governadores, eles oficiaram à presidência da comissão para para questionar alguns itens de requerimentos de informação.

Na prática, dizem querer saber quais devem ser efetivamente respondidos.

A reação dos gestores vem depois de o Colégio Nacional de Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal emitir um parecer defendendo que os estados não estão obrigados a responder os questionamentos fora do escopo da CPI. O colegiado, por sua vez, opinou sobre o assunto após consultoria do Senado classificar alguns pedidos de informação como “verdadeira devassa”.

A consultoria do Senado foi provocada pela liderança do PT.

Os governadores, agora, pedem à CPI que “sejam confirmadas ou não as solicitações encaminhadas, apontando-se quais e em que pontos específicos”.

6 pensou em “Governadores reagem após pedidos de informações da CPI da Covid

  1. Reagiram???? porque?quem não deve não teme.Teve sim muitos recursos desviados na pandemia.Aqueles que não desviaram(sic)devem sim comparecer à CPI.

    • O senador Eduardo Girão (Podemos – CE) pediu por intermédio da Presidência da CPI da Pandemia, cópia de todos os documentos e comunicações, encaminhadas ou recebidas, que comprovem a tentativa de aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste, em especial todas as prestações de contas do pagamento dos respiradores, devendo a lista documental incluir ofícios, despachos internos, pareceres da PGE, petições apresentadas em ações judiciais, comprovantes e ordens bancárias, procedimentos licitatórios, termos de referências, atas de reuniões, planilha de distribuição por unidade da federação, critérios de distribuição, dentre outros que entender pertinentes.

      A meu ver tem que pedir também imediatamente, com todos os pormenores necessários para a compreensão e consumação de qualquer despesa pública, do restante dos bilhões de reais enviados de boa-fé por Bolsonaro ao Governo do Maranhão para o combate exclusivo da Pandemia. Tudo a teor do que estabelece a Lei n.° 4320/64, especialmente no que diz respeito a receitas e despesas do período em investigação.

  2. Só parece que esses governadores quase todos encalacrados no Covidão, principalmente os do Consórcio Nordeste, estão loucos para sair logo a resposta do ofício enviado à presidência da CPI a fim de judicializarem tudo no STF com mais uma interferência brutal do Judiciário no Legislativo, por sinal a única tábua de salvação deles. Isso já era previsível. Agora imaginem quem está liderando essa iniciativa pra recorrerem ao Supremo? Quem não deve não teme!

  3. REAGIRAM… OU SEJA, A “CPI”, QUE ELES QUEREM É UMA ENCENAÇÃO ENSAIADA PRA CRIMINALIZAR O GOVERNO FEDERAL(JÁ QUE ATÉ AGORA NÃO CONSEGUIRAM DE OUTRA FORMA). SÃO UM BANDO DE RATOS VAGABUNDOS.

  4. Vocês que conhecem a fundo o Governo do Estado, principalmente a Seplan/MA. Soube ainda há pouco através de um especialista em finanças públicas que o consagrado sistema de acompanhamento e controle de execução orçamentária do Governo do Maranhão, SIAFEM/MA, vinculado à Plataforma Serpro integrada ao Governo Federal, não existe mais no MA. Tendo em vista que o comunista rompeu com o Serpro adquirindo um sistema estanque próprio, será!? O que vocês sabem a respeito disso? Procede?

Os comentários estão fechados.