Chineses garantem que obra de porto em SLZ ‘sairá do papel’

O Porto São Luís não fracassou e será construído em São Luís com um novo projeto, ainda melhor e mais eficaz que o projeto inicial.

A afirmação foi feita pelo novo presidente do Terminal de Uso Privado Porto São Luís S.A, Helder Dantas, que é também diretor executivo na América do Sul da CCCC, empresa chinesa que é a acionista majoritária do projeto com 51% de participação.

A informação sobre a descontinuidade do projeto foi divulgada durante a semana pelo Valor Econômico.

A CCCC é uma gigante global e um dos maiores conglomerados de infraestrutura do mundo, com faturamento anual da ordem de US$ 90 bilhões e com presença em mais de 140 países. O novo CEO Helder Dantas é um experiente executivo com mais de 20 anos de atuação nas áreas de infraestrutura envolvendo projetos de saneamento, portos, aeroportos, saúde, desenvolvimento urbano e imobiliário. Engenheiro Civil graduado pela Escola de Engenharia de Mauá (IMT), com MBAs em Gestão Empresarial pela FGV e Executive Education pela Stanford University (Califórnia, EUA); Helder Dantas coleciona cargos de direção, presidência e como membro de Conselhos de Administração de grandes empresas e grupos empresariais multinacionais como Andrade Gutierrez, Brookfield e CCCC – China Communications Construction Company.

“É inadmissível que um projeto com essas características não seja viável: localização geográfica única e privilegiada como a Baía de São Marcos com seu calado elevado, além do aumento das demandas logísticas da região do MATOPIBA. Em especial agora, num momento em que o Maranhão precisa acelerar sua economia em resposta à crise imposta pela atual pandemia, o Porto São Luís nunca foi tão estratégico e vital como um futuro indutor de desenvolvimento para o Maranhão” declarou Helder Dantas.

Ele justificou o grande atraso do porto devido a diversos fatores, que infelizmente são comuns no Brasil em projetos complexos como esse; tais como burocracia na obtenção de licenças, autorizações e permissões junto aos órgãos públicos nas diversas esferas de governo, questões fundiárias, alterações cambiais e também novas oportunidades como mudanças significativas no agronegócio no país e no mundo.

Helder reafirmou que o Porto São Luis é estratégico para a CCCC no Brasil, tanto que escritórios do projeto continuam trabalhando em São Paulo, assim como toda a equipe baseada na capital maranhense:

“Mantemos as equipes do Porto São Luís ativas, com mais de 120 postos de trabalho. Essas equipes executam atividades de implantação e manutenção da infraestrutura do porto, monitoramento ambiental, sistemas de controle, vigilância entre outras ações que nunca pararam. No final de 2020 tivemos essa mudança na Diretoria, o que trouxe novos profissionais com longa trajetória em projetos de infraestrutura e ampla experiência no desenvolvimento de negócios no Maranhão, além de empresas estrangeiras. Todos somando habilidades necessárias para alavancar um projeto tão complexo como esse”, esclareceu Helder Dantas.

“Os acionistas seguem comprometidos com a implantação desse projeto que está ainda maior e melhor após sucessivas revisões. Ele será responsável não apenas pela geração de empregos diretos e indiretos no Estado, assim como irá acelerar o desenvolvimento do país, reforçando a vocação natural da baía de São Marcos como um dos principais complexos portuários do mundo, que será relevante para apoiar o crescimento da região, reduzindo o preço do frete e ofertando maior eficiência operacional”, completou Dantas.

4 pensou em “Chineses garantem que obra de porto em SLZ ‘sairá do papel’

  1. ISSO É UM REPETECO DA FÁBRICA DE CONFECÇÕES DE ROSÁRIO E DA REFINARIA PREMIUM DE BACABEIRA. QUEM VIVER VERÁ.

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