Dino cauteloso quanto a testes com Sputnik V no Maranhão

Depois de muito pressionar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela liberação da Sputnik V no Brasil, o governador Flávio Dino (PSB) adotou, hoje, 20, um tom de maior cautela ao tratar do tema.

Doses do imunizante russo devem chegar ao país na próxima semana, após a agência autorizar uma espécie de teste de eficácia nos estados do Nordeste que efetuaram a compra e recorreram ao STF para aplicá-la (saiba mais).

O gestor maranhense confirma que a Sputnik V será aplicada em “uma espécie de fase de testes” e, por isso, decidiu aguardar a chegada das doses e um novo posicionamento da Anvisa sobre sua aplicação antes de ministrá-las à população.

“Nós estamos procedendo ao diálogo finais entre os estados, o Ministério da Saúde, a Anvisa e o Governo da Rússia para que haja esta chegada. Nós não temos, ainda, a liberação total da Anvisa. Houve uma liberação para uma espécie de fase de testes. Nós estamos vendo isso com os estados, a previsão é de que na próxima semana cheguem as primeiras doses, para que haja este acompanhamento na aplicação, para que a Anvisa faça a liberação final. Então, nós do Governo do Estado estamos acompanhando esse processo. Preferimos aguardar, quando houver uma informação concreta de chegada das doses, e quando elas chegarão ao nosso estado, examinarmos a distribuição para os estados, em que condições jurídicas de liberação da Anvisa essas vacinas chegarão, aí, evidentemente, nós vamos transmitir as informações”, disse.

Nessa fase de testes, o Maranhão terá direito a 141 mil doses.

Um comentário em “Dino cauteloso quanto a testes com Sputnik V no Maranhão

Os comentários estão fechados.