O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu fim a um imbróglio que se estendia desde o pleito eleitoral de 2020 e assegurou a elegibilidade do prefeito do município de Santa Filomena, Salomão Barbosa.
Salomão era alvo de uma ação movida na Justiça Eleitoral pelo ex-prefeito, derrotado em 2020, Idan Torres.
O adversário alegava que o atual prefeito havia concorrido aquela eleição de maneira irregular, e que por esse motivo, deveria ser considerado inelegível com a consequência de perda de mandato.
Idan sustentava que Salomão acumulava rejeição de contas referente à sua gestão de 2003. Atas da Câmara Municipal de Santa Filomena, contudo, de 2011, comprovaram a aprovação das contas do gestor público.
Os ministros do TSE, por esse motivo, rejeitaram os argumentos da acusação e decidiram por unanimidade pela elegibilidade do prefeito eleito de Santa Filomena, que segue no cargo.
Foram sete votos dos ministros favoráveis a Salomão Barbosa, e nenhum voto contrário. Para o TSE, o prefeito concorreu em 2020 com o registro de candidatura regular, sendo legitimamente eleito pelo povo para o comando do Executivo.
Salomão exercerá mandato de prefeito em Santa Filomena do Maranhão até dezembro de 2024.