Com força do agro, Porto do Itaqui bate mais recordes

Exame

Em outubro, começou uma contagem regressiva no porto de Itaqui, no Maranhão, então prestes a bater um recorde no volume de embarques. No dia 11, uma segunda-feira ensolarada, os funcionários aguardavam com ansiedade a chegada do Elandra Willow, petroleiro fabricado pela multinacional Hyundai, imbuído da missão de levar uma carga de combustível ao porto de Santos. A data representou um marco histórico: com o carregamento do navio, o porto de Itaqui bateu o total de movimentação de 2020.

Não que conquistas como essa sejam uma novidade: no primeiro semestre deste ano, os embarques somaram 25 milhões de toneladas, principalmente de grãos e outros produtos ligados ao agronegócio, quase o total movimentado em 2020 e 34% a mais do que no mesmo período do ano passado. “Mas não esperávamos um resultado tão positivo com tamanha antecedência ao final do ano”, diz Ted Lago, presidente do porto de Itaqui, em São Luís, em entrevista exclusiva à EXAME.

A expectativa é terminar o ano com 29 milhões de toneladas de carga embarcada. Os bons resultados já conquistados, aliados a perspectivas ainda melhores, vem transformando o porto de Itaqui – no primeiro semestre, ele foi alçado à condição de quarto maior do país.

Os grandes campeões deste ano devem ser os fertilizantes, com embarques 18% superiores aos de 2020, seguidos por grãos (9%). “Dissemos para os produtores rurais: vocês podem produzir, nós temos capacidade de embarcar”, diz Lago.

A proximidade com uma das maiores regiões produtoras de grãos do país e uma gestão azeitada, baseada em um pipeline de investimentos combinado a melhorias operacionais, ajudam a explicar o bom momento do porto de São Luís.

3 pensou em “Com força do agro, Porto do Itaqui bate mais recordes

  1. Sabe Gilberto,
    A vida inteira ouvi somente notícias boas sobre o Porto do Itaqui. Que o futuro do Maranhão seria explendoroso!
    Comparando os portos de Paranaguá e Itajaí que conheço bem, é possível ver o desenvolvimento no entorno desses gigantes da economia. São lojinhas, postos de combustíveis, sapataria, igrejas, taxis, restaurantes, e muita gente tocando seus negócios que gravitam em torno da “operação portuária”
    É visível a movimentação econômica no entorno desses portos!
    E no entorno do nosso porto do Itaqui? Qual a vantagem e as reais oportunidades que o ludovicense encontra nesse recordista de faturamento?
    Para onde vai o dinheiro que se arrecada com esse ente público?
    Os escritórios que faturam com a movimentação do Porto do itaqui estão gerando emprego e renda a milhares de km de São Luís, e o que fica no estado (ICMS e outras taxas) desaparecem na burocracia estatal….
    E Maranhão continua como um bolsão de pobres dependentes de “bolsas do Estado” pra sobreviver!
    E o Ted lago comemorando com um grupo restrito….

  2. Seguradamente é uma matéria paga. Se não tem estrada, hidrovia e nem ferrovia, como podem embarcar tanto, se é que é muito mesmo?

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