Dino dá desconto de 20%, mas IPVA 2022 aumenta 23% em média

O governador Flávio Dino (PSB) anunciou no dia 3 de dezembro um grande benefício aos proprietários de veículos do Maranhão: desconto de 20% no IPVA 2022 para quem pagar em cota única – antes o desconto era de 10% (relembre).

Ele só não disse que o desconto real, na verdade, será de praticamente 0%.

Isso porque, nesta terça-feira, 21, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) anunciou a nova tabela de pagamento do imposto.

E, surpresa!

O aumento médio do tributo chega a 23,51% em relação a 2021.

Ou seja: quem pagar em cota única não terá praticamente nenhum desconto. E quem pagar parcelado vai arcar com um aumento bem acima da inflação, na casa dos 10% (saiba mais).

De acordo com a Sefaz, o percentual de aumento foi calculado com base em estudos realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e considerou a variação dos preços de mercado dos veículos, bem como a composição da frota de veículos tributáveis do Maranhão.

Com informações do G1 Maranhão.

4 pensou em “Dino dá desconto de 20%, mas IPVA 2022 aumenta 23% em média

  1. Flávio Dino, seu Danadinho…!
    É brincadeira?! Esse cara é um tremendo …, aumentar imposto com inflação corroendo o poder de compra do cidadão, economia praticamente em recessão e em meio a uma pandemia (sim, ainda) em um dos estados mais pobres da federação.
    Deve ter um lugar reservado no inferno para políticos como Flávio Dino.

  2. https://autoesporte.globo.com/seu-bolso/noticia/2021/11/ipva-2022-como-calcular-o-imposto-do-seu-carro-usado.ghtml
    De qualquer forma, não há justiça fiscal no Brasil. O mais escandaloso avanço no salário do trabalhador é a DEFASAGEM da tabela do imposto de renda. Já beira os 130%. É uma irresponsabilidade legal e fiscal. A lei tinha que tratar dessa correção, não deixar a critério de cada governo.
    O IPVA jamais poderia aumentar porque o valor venal dos veículos é descendente. Mas, faltou insumo, para a montagem dos componentes dos veículos novos e o usado subiu e logo ali vai cair.

Os comentários estão fechados.