
O governador Flávio Dino (PSB) anunciou no dia 3 de dezembro um grande benefício aos proprietários de veículos do Maranhão: desconto de 20% no IPVA 2022 para quem pagar em cota única – antes o desconto era de 10% (relembre).
Ele só não disse que o desconto real, na verdade, será de praticamente 0%.
Isso porque, nesta terça-feira, 21, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) anunciou a nova tabela de pagamento do imposto.
E, surpresa!
O aumento médio do tributo chega a 23,51% em relação a 2021.
Ou seja: quem pagar em cota única não terá praticamente nenhum desconto. E quem pagar parcelado vai arcar com um aumento bem acima da inflação, na casa dos 10% (saiba mais).
De acordo com a Sefaz, o percentual de aumento foi calculado com base em estudos realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e considerou a variação dos preços de mercado dos veículos, bem como a composição da frota de veículos tributáveis do Maranhão.
Com informações do G1 Maranhão.
Flávio Dino, seu Danadinho…!
É brincadeira?! Esse cara é um tremendo …, aumentar imposto com inflação corroendo o poder de compra do cidadão, economia praticamente em recessão e em meio a uma pandemia (sim, ainda) em um dos estados mais pobres da federação.
Deve ter um lugar reservado no inferno para políticos como Flávio Dino.
Viva Flávio Dino, viva Brandão
Este aumento é diretamente na alíquota? Ou é por conta do aumento do preço médio dos carros no mercado?
https://autoesporte.globo.com/seu-bolso/noticia/2021/11/ipva-2022-como-calcular-o-imposto-do-seu-carro-usado.ghtml
De qualquer forma, não há justiça fiscal no Brasil. O mais escandaloso avanço no salário do trabalhador é a DEFASAGEM da tabela do imposto de renda. Já beira os 130%. É uma irresponsabilidade legal e fiscal. A lei tinha que tratar dessa correção, não deixar a critério de cada governo.
O IPVA jamais poderia aumentar porque o valor venal dos veículos é descendente. Mas, faltou insumo, para a montagem dos componentes dos veículos novos e o usado subiu e logo ali vai cair.