Zé Inácio quer que Ufma recorra de retirada de bonificação de notas do ENEM

O deputado Zé Inácio (PT) lamentou, na sessão plenária de terça-feira (8), o cancelamento da bonificação de 20% no Enem garantida aos estudantes maranhenses para o ingresso na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A medida dava uma chance maior aos que fizeram o último ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas e privadas do Estado.

Apenas 20% dos estudantes de Medicina da UFMA de Imperatriz eram maranhenses, mas, a partir da implementação da bonificação, passou a ter de 60% a 70%. Para o deputado, políticas afirmativas como essas são importantes para corrigir distorções.

Em discurso, o deputado Inácio ressaltou que a medida era uma vitória histórica da luta em favor da bonificação dos estudantes. “É importante que esta Casa se manifeste sobre a importância da bonificação aos maranhenses. Com ela, eles podem ter acesso à Universidade Federal. Além disso, evita que estudantes de outros estados concorram de forma desigual pelas vagas e, depois de formados, não fiquem no Estado”, disse.

Ele defendeu que a Ufma recorra da decisão.

3 pensou em “Zé Inácio quer que Ufma recorra de retirada de bonificação de notas do ENEM

  1. Como meus dois filhos que nasceram no Maranhão e estudaram por um ano de forma virtual em uma instituição de ensino em Teresina não poderão concorrer em pé de igualdade com os demais alunos maranhenses, sendo que nunca saíram do Maranhão, já que as aulas foram virtuais?

    Imaginem um pai que foi deslocado para outro estado a trabalho e no ano seguinte teve que retornar com a família. Seria justo o filho dele ser tratado de forma desigual dos demais?

    Esta regra inclusive inviabiliza que um aluno que não estudou um ano no Maranhão ou veio de outro estado passe no curso de medicina. Discriminação pura. Isto pode ser interpretado até como xenofobia!

    Se a educação não é competitiva com os demais estados, vamos melhorar. Mas criar desigualdades não combina nem com a bandeira a qual o deputado defende.

    Parabéns a justiça!

  2. Assim como as cotas raciais, bonificação é um atestado de incompetência e inferioridade. Melhorar o ensino médio, como o PI fez, não querem. O certo é entrar pela janela sem base nenhuma e se tornarem profissionais pior dos que já tem. Estes são os políticos do MA, e pior, petralha.

  3. Cara, essa ideia ideia estapafúrdia só podia partir da cabeça de um analfabeto petista. Já imaginou o aluno CDF que pretenda entrar para a USP, Unicamp, ITA etc ter nota X e outro, por ter nascido em São Paulo, ter 20% de “bônus” só por ser paulista.
    E o pior é que uma nulidade dessa é deputado pelo Maranhão.

Os comentários estão fechados.