Ações e políticas públicas eficientes de Nagib deram nova cara ao Detran-MA

Em pouco mais de um ano como diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, que assumiu o órgão em 1° março de 2021, deu uma nova cara e visibilidade ao órgão com ações e políticas públicas eficientes. Utilizando sua experiência de gestor público – é ex-prefeito de Codó -, Nagib implantou medidas que revolucionaram o atendimento, aproximou o departamento da população e levou ações sociais e de segurança para diversos municípios.

Antes visto como um órgão meramente técnico de arrecadação, o Detran se transformou em um departamento eficiente. Visto como um gestor que resolve, com forte carisma e apoio do Palácio dos Leões, Francisco Nagib, percorreu municípios com um programa inédito no Brasil, o “Detran com o povo, Construindo um Caminho Novo”, idealizado pelo próprio Nagib e que ganhou a simpatia de Dino pelos benefícios que promove aos motociclistas, como palestras e cursos gratuitos que os habilitam para atuar como mototaxistas e motofretistas e ainda, distribuição de coletes e capacetes, itens de segurança essenciais para salvar vidas no trânsito. Já foram distribuídos cerca de 25 mil capacetes em municípios.

“Me senti honrado com o convite do governador de assumi o Detran, uma missão bem diferente para mim, mas aceitei e procurei cumprir da melhor forma. Não sou homem de gabinete, gosto de conviver com o povo, então, com a competente equipe do Detran, procuramos formas de levar os serviços e criar benefícios para a população e criamos, então esse programa, que tem como maior objetivo levar segurança para os motociclistas do Maranhão, com a doação pioneira de coletes e capacetes, ação que muito me orgulha, pois o capacete salva vidas”, afirma Francisco Nagib.

Postos Avançados

E os avanços foram muitos no Detran-MA. Quando assumiu, havia somente quatro Postos Avançados do órgão no estado. Inaugurou 23 unidades avançadas, levando os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e aos veículos para mais perto da população, que não precisa se deslocar para outros municípios para ter acesso a eles.

A antes comum instabilidade do sistema digital, com constantes quedas e lentidão, problemas antigos que causavam transtornos à população, foi resolvida por Nagib, que implantou o DetranNet. A nova plataforma trouxe estabilidade, agilidade e mais segurança na prestação de serviços on-line via site e presencial, facilitando a vida dos usuários e melhorando a prestação de serviços pelos servidores em todo o estado.

Além dessa, vieram outras melhorias. O modelo de administrar de Francisco Nagib utilizando todo o potencial da equipe levou o Detran a atingir recorde na realização de exames práticos de direção veicular. Foram cerca de 124 mil exames em um ano. Houve também avanços em reforma e modernização de prédios das Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito), criação do Prêmio Amigo do Trânsito, entrega de projetos de sinalização para prefeituras, incentivo à municipalização do trânsito, realização de várias ações e campanhas de educação para o trânsito e outros.

Valorização dos servidores

Nagib também deu uma atenção diferenciada para valorização dos servidores e garantiu benefícios importantes, como a manutenção do auxílio-alimentação em casos de afastamentos legais, uma reivindicação antiga dos servidores; criou a Sala de Atendimento Psicossocial; mais conforto no ambiente de trabalho, com reformas, adaptações e modernização de prédios, e outros. Categorias como autoescolas, examinadores e despachantes também tiveram mais atenção e benefícios na gestão de Nagib.

Um comentário em “Ações e políticas públicas eficientes de Nagib deram nova cara ao Detran-MA

  1. Deixa de ser babão, pelo contrário é só você no DETRAN que vai ver um caos total, isso desde essa gestão desastrada q vc tá elogiando. sistemas a meses fora do ar.

Os comentários estão fechados.