Assembleia confere título de cidadão maranhense ao advogado Gilson Ramalho de Lima

O advogado e atualmente juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão Gilson Ramalho de Lima é o mais novo cidadão maranhense, honraria outorgada pela Assembleia Legislativa do Maranhão por intermédio do deputado estadual Professor Marco Aurélio. 

Nascido em Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, Gilson Ramalho de Lima recebeu a honraria dia 01/08 pela manhã durante cerimônia realizada no plenário da ALEMA, em São Luís, ao lado da mulher Janaina Reis, das filhas Aline e Sofia, da irmã Glória Ramalho, da mãe Socorro Ramalho e de um grupo de amigos e amigas.

Embora nascido no Ceará, Gilson Ramalho de Lima cresceu foi em Imperatriz, onde desembarcou com os pais Francisco Feitosa e Maria do Socorro Lima, na década de 1970. Na cidade exerceu, antes de se formar em Direito na Universidade Federal do Maranhão, diversas atividades laborais, entre elas a de engraxate, entregador de jornal, assessor parlamentar e mais tarde professor.

Logo depois da graduação, com colegas da faculdade, fundou a firma de advocacia Sodré, Ramalho, Lopes, Roquete e Advogados Associados, há 25 anos com atuação nas áreas empresarial, eleitoral, cível, criminal e trabalhista com uma efetiva atividade nos tribunais superiores. 

Paralelo às atividades de escritório, foi conselheiro da OAB/MA, no triênio 2007/2009 e ainda presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Subseção de Imperatriz, entre 2019 e 2021.

Sempre com destacada atuação, em julho de 2013 foi indicado pelo Conselho Seccional da OAB/MA, juntamente com mais cinco colegas, para a vaga de desembargador, destinada à advocacia. Mesmo não alcançando a indicação final, Ramalho na época considerou o fato de ter chegado à lista sêxtupla uma grande conquista. 

O advogado também considerou um grande desafio na sua carreira jurídica o convite do então prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira para comandar a Procuradoria Geral do Município. Com a reeleição do então prefeito, Gilson Ramalho de Lima passou oitos à frente da advocacia geral da segunda maior cidade do Maranhão, sendo até hoje, o advogado por mais tempo em permanecer naquele cargo.

No dia 12 de janeiro de 2021 mais um marco na carreira de Gilson Ramalho de Lima: a posse como juiz/membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, na categoria jurista. Integrou uma lista de três advogados de notável saber jurídico votada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão e depois encaminhada para a escolha do presidente da República. 

Ao receber a honraria, o homenageado agradeceu dizendo: “Só tenho a agradecer ao deputado Professor Marco Aurélio e à Assembleia Legislativa do Maranhão, por esta honraria. Agora, de fato e de direito, sou cidadão maranhense com muito orgulho!” Declarou Gilson Ramalho de Lima.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.