Apenas união de eleitores garante eleição de deputado bolsonarista no MA

Apesar de Jair Bolsonaro (PL) ter alcançado mais de 800 mil votos no Maranhão em 2018, não há nenhum autodeclarado deputado conservador entre 18 deputados federais e 42 deputados federais maranhense, o “conservador raiz”. Mesmo com uma quantidade de opções razoável neste ano e com a promessa do aumento da votação do presidente, há o risco de que mais uma vez o eleitor fique sem um representante para defender suas bandeiras nos próximos quatro anos. A única saída para a eleição é a união entorno de uma única candidatura.

Nas eleições deste ano cerca de 10 candidatos apresentam-se como solução a resolução do problema. Entre os mais famosos, estão Coronel Monteiro e Pastor Silvio Antonio (ambos do PL), Allan Garcês (PP), Mariana Carvalho e Flávia Berthier (as duas do PSCV).

Por conta das composições partidárias e da lei eleitoral, Monteiro, Silvio Antonio e Garces precisariam superar a barreira dos 130 mil votos para assegurar a vaga. Nas últimas três eleições, apenas em 6 vezes candidatos conseguiram superar esta marca.

Apenas a adesão em massa a uma única candidatura pode resultar n eleição do primeiro parlamentar conservador maranhense na história

O PL deve eleger 3 deputados federais. Contudo, nenhum deles deve ser bolsonarista. Além de Josimar de Maranhãozinho e da esposa, Detinha, ainda disputam os deputados de mandato Pastor Gil e Junior Lourenço. Também figuram entre os concorrentes o vereador Umbelino Jr e Paulo Marinho Jr. A situação de Coronel Monteiro e Silvio Antonio é muito delicada e uma votação razoável pode não eleger nenhum dos dois, mas garantir mais aliados de Josimar eleitos.

Allan Garces conta com menos concorrência no próprio partido, o PP. No entanto, a legenda deve eleger apenas um representante. André Fufuca, presidente da legenda no estado, é visto como favorito. Além de superá-lo, Garcez também precisaria ter votação maior que Amanda Gentil, filha do prefeito de Caxias, Fabio Gentil. A cidade é a quinta maior cidade do estado e a campanha dos Gentil é uma das maiores da região.

POSSIBILIDADES

Entre os candidatos bolsonaristas, Mariana Carvalho e Flávia Berthier foram as que escolheram melhor o partido para a disputa da eleição. O PSC, que faz parte da base de apoio do presidente, conta com apenas um deputado federal de mandato e não tem nenhum supercampeão de votos como que ultrapassa a barreira dos 110 mil votos, como no PP e PL. Dessa forma, contando com os outros 15 candidatos da chapa, uma votação de 80 mil votos é suficiente para disputar a vaga.

Entre as duas, Mariana Carvalho já possui experiência de ter participado de eleições em 2018 e 2020. Ela foi a primeira candidata bolsonarista a atingir um nível de volume de campanha nas ruas e foi responsável, sozinha, pela criação do primeiro comitê de apoio a Bolsonaro no Maranhão.
Enquanto Flávia Berthier tem dificuldades pela falta de experiência, Mariana Carvalho já viaja por duas, três cidades desde o primeiro dia da campanha. Nas redes sociais, Mariana Carvalho, que ocupou posto no governo federal durante a gestão de Jair Bolsonaro, também se destacada pela defesa do presidente.

Em relaçõ às estratégias, enquanto Flávia Berthier prefere o ambiente virtual e a conquista dos votos de bolsonaristas já definidos, Mariana Carvalho costuma fazer suas passeatas e ações em cidades onde o presidente realmente precisa de apoio. A atitude também se mantém distante das intrigas comuns a lideranças bolsonaristas da capital maranhense.

Neste aspecto, a possibilidade de sucesso na campanha de Mariana Carvalho, por sua organização e desenvoltura, é bem maior. E uma das poucas possibilidades de eleição de um deputado bolsonarista no estado pode ser a união do eleitor no entorno de Mariana Carvalho.

11 pensou em “Apenas união de eleitores garante eleição de deputado bolsonarista no MA

  1. 05 (cinco) trouxas/abestados.
    O Mito não está nem ai para nenhum deles. Não declarou apoio a nenhum e nem ajudou na campanha, diga-$e a campanha do Sen. Weverton.

  2. Federal – Alan Graces – 1122
    Estadual – Filipe Arnon – 22022
    Senador – Roberto Rocha – 145
    Governador – Lahesio Bonfim – 20
    Presidente – Jair Bolsonaro – 22

    • Kkk juntando o voto desses candidatos não ele um. Quanto ao Roberto Rocha, coitado dele vai levar muita taca. Dino vai massacrar.

  3. Federal – Alan Garces – 1122
    Estadual – Filipe Arnon – 22022
    Senador – Roberto Rocha – 145
    Governador – Lahesio Bonfim – 20
    Presidente – Jair Bolsonaro – 22

  4. Sabe quando essa união vai acontecer???????
    N U N C A ! ! ! !

    LULA, BRANDÃO, MÁRCIO JERRY, OSMAR FILHO, DINO E CAMARÃO!!!!
    SEGURA QUE EU QUERO VER!!!!
    BRANDÃO GOVERNADOR!!! É 40!!!!!!

  5. Você apagou meu comentário porque ? A Flávia Berthier tem mais expressividade que Mariana Carvalho é a realidade, não entendo por que foi pago é isso ?

  6. A Mariana Carvalho de imperatriz? Você tem certeza ? Porque ela foi em 6º lugar pra prefeitura de imperatriz, é muito mal falada aqui, não sei não tem em outros nomes bem melhores que ela .

  7. Deixa eu contar a história desse post: Linhares recebeu 100 mil da Mariana, escreveu a materia para entregar o combinado, comprou 4 postagens com os blogs amigos e está tentando manipular o público, NOJO dessa imprensa vagabunda. Monteiro nunca falou nada em apoiar outro candidato, esse linhares é um comédia. Kkkkkkk

Os comentários estão fechados.