MDB pede recálculo de vagas e diz que Hildo Rocha elegeu-se no MA

Imirante

A presidente do Diretório Regional do MDB no Maranhão, ex-governadora e deputada federal eleita Roseana Sarney, protocolou nesta quinta-feira (6) reclamação no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (MDB) pedindo o recálculo da distribuição de vagas do Maranhão na Câmara dos Deputados.

Oficialmente, o partido elegeu apenas a própria Roseana por quociente eleitoral, mas alega ter direito a uma segunda vaga, pela sobra, o que beneficiaria o deputado federal Hildo Rocha. Segundo os emedebistas, houve erro ou inconsistência “na distribuição das vagas destinadas para as sobras”.

O MDB defende que siglas que não atingiram o quociente – de pouco mais de 205 mil votos neste ano – não têm direito a pleitear vagas pela sobra.

“O Requerente [MDB] obteve 301.583 votos válidos para os seus candidatos a deputada e deputado federal, atingindo o quociente eleitoral que foi de 205.917 (doc. 03). Ficou com sobra de 95.666 votos válidos (doc. 03). Ocorre que na distribuição das vagas destinadas para as sobras ocorreu erro/inconsistência, a causar prejuízo ao Requerente e, sobretudo, ao princípio da representação proporcional de que cuidam o art. 45 da Constituição da República e do art. 84 do Código Eleitoral, assim como ao parágrafo único do art. 1o., também da Constituição da República. Com efeito, pelo regramento contido no Código Eleitoral, participam da distribuição das vagas referentes à sobra primeiro os partidos que atingem o quociente eleitoral e somente depois é que os demais participam. O Requerente, pela não aplicação da regra, foi preferido em uma vaga, haja vista que atingiu o quociente eleitoral e ficou com sobra de 95.666 votos válidos que é superior ao percentual mínimo exigido, ao passo que partidos que não atingiram o quociente eleitoral foram contemplados com vagas”, diz o MDB.

Se acolhida a reclamação, é possível que mais uma mudança seja feita: além da garantia da vaga de Hildo, seria considerado eleito Clayton Noleto (PSB), e perderiam as vagas Márcio Honaiser (PDT) e Cleber Verde (Republicanos).

9 pensou em “MDB pede recálculo de vagas e diz que Hildo Rocha elegeu-se no MA

  1. Leda, meu titulo de eleitor NÃO é do Estado do Maranhão, se fosse, votaria na Sra. Karina Leda, uma defensora ferrenha da causa animal e titular de uma ONG que pratica um hérculo trabalho na defesa dos animais, principalmente os de rua.
    Dona Karina nos mostra que numa árvore que produz frutos PODRES, também gera bons frutos.
    Hoje pela manhã, parei numa farmácia da rede Pague Menos no Maranhão Novo, em Frente ao Supermercado Camiño,.
    De repente um automovel passa e atropela de maneirra intencional um cachorro de rua.
    O cachorro gritava e sangrava muito , mas, almas bondosas logo socorreram o animal. Sorte que, ao lado do Supermercado existe uma clinica Veterlnária.
    Uma cliente da Farmacia pagou as custas dos curativos e uma moradora vizinha arcou com as despesas de medicamentos e outras mais.
    O carro atropelador, um automóvel branco, estava todo adesivado com fotos de Bolsomerda e e LÉZO BOMFIM, quem presenciou o atropelamento proposital, garantiu que o BOZOPATA ASSASSINO saiu gargalhando, coisa tipica de milicianos idiotizados.
    E a Senhora que socorreu o cacnhorro atropelado ???
    Pagou a parte dela, deixando o pobre animal na clinica veterinaria sob a responsabilidade de uma senhora vizinha e foi-se embora, saiu num automóvel também branco, todo adesivado como banners e fotos de………….
    LULA….
    O genial Agenor de Oliveira, conhecido como Cartola dizia que
    O Sol há de brilhar mais uma vez, e a luz, há de chegar aos corações….
    É a chegada do Juzo Final….
    Dia 30 o mal será derrotado, e em primeiro de Janeiro de 2023, o sol irá brilhar de maneira diferente…… como uma super nova….

  2. Então neto evanlista também vai dançar porque pelos meus cálculos, o cociente eleitoral para Estadual é de cerca de 88 mil e o partido dele só chegou a 72

  3. *Eu estava sem fazer nada, então resolvi fazer os cálculos :*
    A petição da Roseana / MDB *não tem razão,* pela nova lei de 2021 onde diz que partidos que obtiveram 80% do coeficiente eleitoral participam normalmente na escolha das sobras de votos

    No caso das sobras os partidos que obtiveram somente 164 mil votos (80% de 205) tem direito de concorrer na escolha e a vagas ficam para quem tiver maior média

    Como o republicanos obteve 189 mil votos e o PDT 183 mil votos , eles estão aptos para serem escolhidos
    E, no caso o MDB teve como sobra em torno de 150 mil , a média dele é menor que os partidos citados

    Ou seja : *A tal petição não vai dar em nada , pois a mesma nao tem razão junto a lei atual, é tão somente um esperneio advocatício*

  4. Não prospera. Vagas remanescentes tem que ser ofertadas a todos e não apenas aos partidos que atingiram o QE, conforme STF. Além disso, mesmo que seja aplicada a Lei 14.211, de 2021, que limita essa disputa aos partidos que atingem pelo menos 80% do QE, PDT e Republicanos entram no cálculo, pois superaram esse percentual .

  5. Que a justiça seja feita, o Deputado Hildo Rocha além de ter tirado mais votos que os aludidos ele é um dos deputados mais atuantes, orgulho dos maranhenses 👏🏽👏🏽👏🏽

  6. TAPETÃO DA ELEIÇÃO… Por essas coisas que penso ser mais justo a eleição de quem recebe mais votos. Essa “matemática” de coeficiente só causa problemas, abrindo brechas para esse tipo de ação nos Tribunais Eleitorais.

  7. Pingback: MDB pede recálculo de vagas e diz que Hildo Rocha elegeu-se no Maranhão

Os comentários estão fechados.