Governo Brandão prossegue com investimentos no esporte e lazer

Com o propósito de contribuir para o desenvolvimento social da população maranhense e fomentar a prática do esporte e lazer, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA-MA), segue executando obras na área da infraestrutura esportiva em diferentes municípios do Estado. As ações têm o objetivo de permitir a inclusão social e incentivar o desempenho nas atividades físicas em espaços públicos.

Os municípios de Barra do Corda, Cururupu, Igarapé Grande, Jatobá, Lagoa do Mato, Matões, Monção, Primeira Cruz, Ribamar Fiquene, Sambaíba, São Francisco do Maranhão, São Luís, Timon e Turiaçu, foram contemplados com novas areninhas esportivas. Cada unidade possui um campo de futebol, arquibancada, vestiários e iluminação de LED.

De acordo com o secretário da SINFRA, Aparício Bandeira, a construção das areninhas esportivas contribui para a democratização e dinamismo do espaço público, além de proporcionar cidadania e estimular a participação da comunidade em programas de lazer.

“Estamos assegurando aos maranhenses obras de integração em espaços de convivência social necessários para que o esporte e lazer sejam vividos como direitos da população. Isso é mais uma conquista da gestão Brandão, pelo qual temos o maior prazer em executar. Não estamos medindo esforços para contribuir, significativamente, no desenvolvimento do Estado”, afirmou.


Para o Secretário Adjunto de Obras Civis, Fabiano Junqueira, o Governo do Estado é ciente do propósito que o esporte tem no dia a dia da população maranhense, tendo em vista que o esporte assume papel importante na solução de diferentes problemáticas sociais, colaborando na formação dos cidadãos e beneficiando, também, a saúde.
“Contribuímos de maneira a dar suporte para que as atividades esportivas sejam fomentadas nesses municípios. A Sinfra participou ativamente desse processo, onde entendemos que o esporte é veículo de formação dos jovens e uma ferramenta de transformação social, visto que, por meio dele, se aprende a ter respeito mútuo e espírito coletivo”, disse Fabiano.

Investimentos – A construção dos novos espaços esportivos no ano de 2022 tem investimentos de R$ 17 milhões de recursos do Governo do Maranhão. A previsão de entrega das 14 areninhas nos municípios citados é para o início de 2023.

Assim como os espaços esportivos, o Governo, também, desenvolve projetos em espaços públicos de convivência social, como, por exemplo, as praças, com o objetivo de incentivar integração na comunidade, propiciar lazer e mais qualidade de vida.

A Praça da Família, em Humberto de Campos, entregue no último dia 30 de setembro, recebeu novos escorregadores, pinturas nos brinquedos, quadra de areia e conta, ainda, com rampa de acesso aos cadeirantes. Já a Praça da Apoteose, em Rosário, entregue em 17 de agosto, foi mais um investimento em espaço público de qualidade e conta com equipamentos para exercícios físicos ao ar livre, pinturas nas estruturas, além de ser um ambiente arborizado, que contribui diretamente na qualidade vida nas cidades.