Governo do MA amplia número de obras de esporte e lazer no estado

A maior celebração mundial do futebol começou: a Copa do Mundo. Em virtude da importância do futebol na vida dos brasileiros e, em especial, dos maranhenses, os investimentos em esporte e lazer são um dos setores em ascensão no Governo do Maranhão.

Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), o contínuo crescimento de obras nesses pilares potencializam, significativamente, o desenvolvimento na interação social e, também, são ferramentas de mudança na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade.

Nos municípios de Arari, Balsas, Barra do Corda, Davinópolis, Imperatriz, Jatobá, João Lisboa, Lagoa do Mato, Monção, Montes Altos, Olinda Nova do Maranhão, Ribamar Fiquene, São Luís, São Vicente Ferrer, Vargem Grande, Timon e Turiaçu, as ações em infraestrutura esportiva seguem em andamento para incentivar e contribuir na formação dos atletas maranhenses.

Em Tutóia, a inauguração do ginásio poliesportivo do Iema, no último sábado (19), é um exemplo do quanto a prática esportiva vai contribuir na vida dos jovens alunos. O goleiro da seleção brasileira de beach soccer, Thiago Bobô, natural do município maranhense destaca essa influência.

“É muito satisfatório ter um ginásio aqui na cidade, onde muitos jovens vão ter a oportunidade de desfrutar desse local e poder crescer no mundo do esporte, assim como eu. Espero que surjam outros jovens atletas por aqui”, comemorou.

Com atenção também ao lazer, os municípios de Anajatuba, Arari, Axixá, Coroatá, Humberto de Campos, Joselândia, Rosário e Turiaçu foram contemplados com as Praças da Família, um espaço estruturado com ações de paisagismo, instalação de mobiliários urbanos para a população praticar exercícios físicos e ter momentos de integração social. Apenas no ano de 2022, cerca de 150 Praças da Família foram entregues em diferentes cidades do Maranhão pelo Governo do Estado.

O Secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, comentou a importância das obras de urbanização nas cidades e, também, sobre estimular a participação da comunidade nesses espaços de convivência construídos pela Sinfra.

“É um momento propício para reconhecer as grandes obras que a Sinfra vem desenvolvendo e aquelas que já foram entregues nos âmbitos de esporte e lazer. O Maranhão, como um todo, vem sendo contemplado fortemente com ações de infraestrutura. O Governo do Maranhão vai continuar contribuindo para que as atividades esportivas sejam fomentadas em todas as regiões”, garantiu.

Areninha em São Luís
Em São Luís, por exemplo, a areninha do bairro Recanto Fialho, transforma a realidade da comunidade. Para o morador Samuel Melo, o espaço veio para trazer mais alegria para a população. “A areninha trouxe a ressocialização dos jovens e das crianças, agora nós temos um movimento bem maior do que antes, estão todos muito felizes. Hoje em dia, temos uma área esportiva que atende comunidade em geral em todos os aspectos, tanto social quanto econômico, com o comércio ao redor do local”, reconheceu Samuel.