Cachoeira Grande: prefeito emite nota após ação da PF

O prefeito de Cachoeira Grande, César Castro (PL), manifestou-se em nota após operação da Polícia Federal deflagrada na quinta-feira, 26, para aprofundar apuração de fraude licitatória na administração local.

No comunicado, o gestor diz que o contrato alvo da investigação já foi encerrado, que não compactua com ilicitudes e que acompanhará o inquérito em busca da verdade.

Veja:

IMG_0199-830x1024 Prefeito de Cachoeira Grande, Cesar Castro emite nota após operação da Polícia Federal

A investigação teve início a partir do encaminhamento de informações do Ministério Público de Contas do Estado do Maranhão, que identificou suposta simulação e direcionamento em processo licitatório que visava a contratação de empresa para aquisição de material de limpeza e descartáveis, a fim de atender as secretarias do referido município, cujos contratos somados superam o montante de R$ 430 mil.

Além de confirmar as suspeitas do Ministério Público de Contas, a Polícia Federal identificou a existência de ligações financeiras entre os empresários que participaram do processo licitatório, além de grande probabilidade de utilização de empresas de fachada, haja vista que, em investigações realizadas nos endereços das empresas, muitas sequer foram encontradas.

A Polícia Federal verificou ainda que os empresários responsáveis por essas supostas empresas de fachada, além de não ostentarem padrão de vida e patrimônio compatíveis com a estrutura das empresas que supostamente administravam, receberam benefícios assistenciais nos anos de 2020 e 2021, indicando serem laranjas que atuam na estrutura criminosa.