Mesmo com proposta do governo de reajuste de 10%, professores insistem em greve

O governador Carlos Brandão (PSB) usou as redes sociais para se manifestar sobre a greve dos professores da rede estadual de educação. O governo do Estado fez, ontem, 3, uma proposta de reajuste salarial de 10%, mas o sindicato da categoria não aceitou.

Hoje, Brandão utilizou as redes para reiterar que os professores da rede estadual do Maranhão já recebem a segunda maior remuneração do Brasil.

“Os professores estaduais já recebem o 2° maior salário do país para a jornada de 40h e acima do piso. E dos 15 itens solicitados, oito foram aprovados pelo nosso Governo. Temos o compromisso de valorizar a categoria, mas com responsabilidade fiscal para não afetar outros setores”, realçou o governador.

O movimento já foi considerado ilegal pelo Tribunal de Justiça, mas parte dos trabalhadores segue em paralisação.

Brandão continuou enfatizando sobre a proposta de reajuste que “mesmo aumentando de 8,67% para 10%, o sindicato insiste em não aceitar. Buscamos um consenso em razão das perdas que os estados tiveram devido à redução da arrecadação. Estamos em busca de compensação, inclusive na educação, fundamental para auxiliar na viabilização do reajuste”.

O governador enfatizou ainda que continua aberto ao diálogo com a categoria. “Na quinta e na sexta nossa equipe de Governo esteve com o sindicato dos professores para apresentar nova proposta, agora de 10% de aumento e mais uma série de melhorias”, reafirmou.

12 pensou em “Mesmo com proposta do governo de reajuste de 10%, professores insistem em greve

  1. O salário do professor de 40 h é 3117 reais. Portanto bem menor que o piso de 4420 reais. Procure apurar para publicar. Essa conversa do governo é tentativa de jogar a opinião pública contra os professores.

    • Não foi o que vi no Portal da Transparência. Agora outra questão: pq não fizeram greve quando o governador era Flávio Dino e o reajuste do piso foi de 33%?

      • O governo do estado sempre usou as greves dos transportes para desestabilizar os prefeitos, é recomendável que o governador abra os olhos !

      • Acho que vc não sabe o que quer dizer piso…se informe melhor antes de olhar o portal da transparência. Vc viu o salário final. Piso é só o vencimento e não o salário final.

  2. Ele tem que pagar é 14, 95% que é o valor que foi estabelecido pelo governo federal. É não tem essa de receber o segundo maior salário do Brasil, poderia ser até o maior salário do Brasil. O que o Brandão tem que fazer é cumprir a lei do piso salarial que instituiu o aumento de 14,95%. Os professores estão corretos em deflagrar a greve. O governo não tem recurso para pagar o piso salarial dos professores,as tem recurso para aumentar o salário dos deputados estaduais. Brandão cria vergonha na cara seu pilantra. A greve é justa. E não adianta ficar plantando matéria mentirosa na esgotosfera maranhense. Não quer a greve paga o aumento do piso salarial para a categoria dos professores do estado do Maranhão. Que papo furado é esse de 10%. É não adianta escalar o crustáceo, ” encantador de serpentes” do Felipe Camarão, o pior secretário de educação da história do Maranhão para a secretaria de educação não. Quanta falta faz a “branca”. O servidor público estadual era feliz e não sabia. A Roseana Sarney sempre respeitou os professores e durante seus mandados sempre pagou os aumentos salariais dos professores. Os ganhos saláriais dos professores foram destruídos e desrespeitados nos sete anos do miserável comunista do Flávio Dino, esse sim foi um péssimo governador para os professores, o Dinossauro foi o pior governador da história do Maranhão, mas tá parecendo que o Brandão que assumir o título….começou mal Brandão….muito mal!!!!!

  3. Isso se tornou um cartel essas greves uma indústria de greve, infelizmente professor não quer mais da aulas e sim só fazendo greves mesmo recebendo salários em dias, gratificação, salário acima do piso, nem todos professores concordam com essas greves mais a maioria sim, greves sem e sem cabeça

  4. CUBA DA ODEBRECHT, HJ MINISTRO, DIZ PTO BRASIL INTEIRO QUE O MAIOR SALÁRIO DE PROFESSORES É NO MARANHÃO, ENTAO, QUEM FEZ O ” L”, NAO TEM O QUE RECLAMAR.

  5. A greve dos professores não é por reajuste, com 8%, 10%, 14% nosso salário vai continuar abaixo do piso. Queremos que o governo pague o PISO, que é lei. E essa informação de que o Maranhão paga o 2° maior salário do Brasil é MENTIRA. Se ele não paga o mínimo que é o piso, ele vai pagar o maior salário do Brasil? Isso é Fake News . E essa série de melhorias?Quais foram? Cadê os documentos provando?

  6. O que me surpreende é os SERVIDORES PÚBLICOS ESTADUAIS ficarem caladinhos com o que recebem.
    Desde quando Flávio Dino assumiu nunca tiveram um aumento salarial sequer.
    Flávio Dino rasgou o Plano de Cargos Carreiras e Salários dos servidores públicos estaduais deixado pela ex-Governadora Roseana Sarney.
    Hoje os servidores públicos estaduais têm um Sindicato inoperante que se vendeu ao governo.
    Porque o Sindicato não faz alguma coisa????
    Será que o governo acha que os servidores públicos estaduais estão satisfeitos com essa situação????

Os comentários estão fechados.