Procuradora quer investigar Jerry por violência política de gênero

Uma procuradora regional da República encaminhou uma representação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo que o deputado federal Márcio Jerry (PC do B) seja investigado por possível crime de violência política de gênero praticado contra a deputada Júlia Zanatta (PL-SC).

O caso ganhou repercussão na quarta (12), após vídeos e imagens do episódio circularem nas redes. Jerry nega as acusações e se diz vítima de fake news – e que vai processar a colega parlamentar. O episódio ocorreu na terça (11) durante sessão com o ministro da Justiça, Flávio Dino, na Comissão de Segurança e Justiça da Câmara.

O documento foi enviado pela procuradora Raquel Branquinho Nascimento, coordenadora do grupo de trabalho Violência Política de Gênero.

Ela afirma que o episódio se enquadra “na hipótese criminal do artigo 326-B do Código Eleitoral” e demanda oitivas com a vítima, testemunhas, além de análises das gravações do ocorrido. A procuradora pede que a PGR adote as “providências cabíveis”.

O artigo citado por ela prevê reclusão de um a quatro anos, além de multa, por “assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo”.

“No caso, em se tratando o possível agressor de um parlamentar federal, o foro para apuração dos fatos e eventual persecução criminal é o Supremo Tribunal Federal, considerando preenchidos os requisitos da contemporaneidade do exercício do cargo público e conduta relacionada ao próprio mandato parlamentar”, segue o ofício encaminhado à PGR.

Com informações da Folha de S. Paulo

5 pensou em “Procuradora quer investigar Jerry por violência política de gênero

  1. Assediador do bem

    Tem sido vergonhosa a atitude de deputadas federais que, por razões ideológicas, negam solidariedade à colega assediada por um aliado do PCdoB. Apoiaram o …, espécie de “assediador do bem”.cadê as feministas e as associações….kkkkkk.

    • Os parlamentares da bancada maranhense no Congresso Nacional e demais políticos e homens públicos do MA que forem em defesa das mulheres “encostadas” por marmanjos e terminantemente contra uma polêmica e genérica Nota emitida em solidariedade ao parlamentar “Chegão” do PCdoB, precisam se manifestar de forma individual. A sociedade está cobrando a individualização dos signatários da mesma.

      Cadê também as feministas do Maranhão?

  2. Não faz sentido já que ele saiu em defesa de outra parlamentar que estava sendo privada do direito a fala por interrupções indevidas e desrespeitosas de outros parlamentares, inclusive da própria que se tenta passar por vítima. Não gosto do Jerry, mas gosto menos das injustiças.

  3. Este …, tem que ser cassado, e preso, pra aprender a respeitar as pessoa, um canalha deste que não respeita ninguem, e pensa que esta no Maranhão onde a maioria são imbecis e idiotas ao ponto de eleger um verme como este, este tal de Marcio Jerry sempre foi, é e continuará sendo esta merda, ou seja um verdadeiro …

Os comentários estão fechados.