TRE começa ouvir testemunhas em ação que pode atingir Evangelista

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) deve começar a ouvir, amanhã, 19, as testemunhas numa ação que tem feito o deputado Neto Evangelista (União Brasil) colocar as barbas de molho.

O despacho é do desembargador José Gonçalo Filho, num processo movido contra o União pelos partidos PSDB, PSB e PSD.

As siglas levantam a possibilidade de ter ocorrido fraude à cota de gênero nas eleições de 2022. Na prática, as legendas pedem a derrubada da chapa de candidatos a deputados estaduais do União.

Se isso ocorrer, todos os votos dados ao partido serão anulados, e Evangelista perderia o mandato.

Uma segunda ação, também em tramitação na Justiça Eleitoral maranhense, questiona, pela mesma prática, a chapa de candidatos a deputado estadual do PSC – que elegeu os Fernando Braide e Wellington do Curso. Nesse caso, a audiência para a coleta dos depoimentos já está marcada para o dia 26 de abril.

E uma terceira ação, contra o Podemos – que elegeu Leandro Bello e Júnior Cascaria -, foi protocolada pelo MDB e pelo PSD – neste caso, ainda não há data para os depoimentos.

Como a Justiça Eleitoral – tanto no Maranhão, quanto no restante do Brasil – tem sido implacável contra esse tipo de desrespeito à lei eleitoral, devem ficar atentos os alvos das ações.

2 pensou em “TRE começa ouvir testemunhas em ação que pode atingir Evangelista

  1. Pingback: TRE pune União Brasil por retardar ação por fraude a cota de gênero - Gilberto Léda

  2. Pingback: TRE quer cumprir meta de julgar fraudes à cota de gênero até o fim do mês - Gilberto Léda

Os comentários estão fechados.