Yglésio aponta erro de Dino ao citar CF para defender apoio de Lula a Maduro

O deputado estadual Yglésio Moyses (PSB) criticou o colega de partido e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), por defender, nas redes sociais, as declarações de Lula (PT) a favor do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Na segunda, 29, e na terça-feira, 30, o petista afirmou que o ditador venezuelano é alvo de “narrativa de antidemocracia e autoritarismo”.

No Twitter, Dino citou o parágrafo único do artigo 4º da Constituição Federal para defender o chefe.

“Está na Constituição Federal: ‘A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações’. O presidente @LulaOficial está cumprindo tal dever constitucional”, afirmou o ministro.

Em dicurso na Assembleia, Yglésio condenou a postura. “Ele [Flávio Dino] pegou o parágrafo único e esqueceu do artigo 4º inteiro”, destacou Moyses. “Em técnica legislativa, o parágrafo é um desdobramento do que tem acima, principalmente do caput do artigo. Ele pegou a parte que interessa para fazer defesa do Lula”.

O parlamentar também reclamou do silêncio de Flávio Dino a respeito da agressão sofrida pela jornalista Delis Ortiz, da TV Globo, por parte de seguranças de Maduro e de integrantes do GSI designados para atuar na escola do ditador.

“Eu pergunto: onde está o tal observatório de proteção aos jornalistas, contra a violência política aos jornalistas que iria atuar nesses casos como o da agressão contra a jornalista Delis Ortiz? Pode comentar o Big Brother [Flávio Dino], comenta o Campeonato Brasileiro, mas não comenta a agressão a jornalista que foi desrespeitada por um transnacional em território nacional”, disse Yglésio.

E completou: “É esse o tipo de soberania que nós vamos ter? É esse o tipo de ação de proteção das instituições nacionais que o Ministério da Justiça vai ter? Chega aqui um assessor do presidente de uma ditadura; bate numa jornalista, cai no chão, agride outro e o Ministério da Justiça bota o rabinho entre as pernas e fica caladinho?”, pontuou, referindo-se ao órgão instituído por Dino em fevereiro.

A portaria publicada apontava como competências do Observatório monitorar casos de condutas violentas contra jornalistas e comunicadores sociais; apoiar as investigações relacionadas ao assunto; criar e manter banco de dados com indicadores sobre atos de violência contra jornalistas e comunicadores sociais; e sugerir a adoção de políticas públicas voltadas à garantia do pleno gozo das funções dos jornalistas e comunicadores sociais, em articulação com as demais áreas competentes.

Um comentário em “Yglésio aponta erro de Dino ao citar CF para defender apoio de Lula a Maduro

  1. O CUBA DA ODEBRECHT, … DA LAVA JATO, É C…COMANDADA POR NINE, E, FREQUENTADOR ASSÍDUO DA VENEZUELA DO DITADOR SANGUINÁRIO PROCURADO ORLIS ESTADOS UNIDOS , SENDO ESTE, .., PROTEGIDO POR OUTRO … TRAVESTIDO DE MINISTRO DA JUSTIÇA EM NOSSO PAÍS! QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS E INTERVENHA CONTRA ESSA QUADRILHA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *