Juiz dá voz de prisão a advogados em São Luís; OAB-MA reage

O Conselho Seccional da OAB Maranhão aprovou, por unanimidade, um ato de desagravo público em defesa dos advogados Marcelo José Lima Furtado, Thiago da Mota Correa Chaves, José Hilton Cardoso da Silva e Samya Kelly Alves Cardoso.

Segundo a entidade, os profissionais estavam em diligência representando a Comissão de Assistência, Defesa e Prerrogativas do Advogado da OAB/MA e tiveram suas prerrogativas violadas pelo juiz Gilberto Moura Lima e pelo promotor Rodolfo Soares dos Reis, no dia 10 de agosto, durante uma sessão do Tribunal do Júri.

“No dia do ocorrido, os advogados realizavam diligência em defesa de três profissionais da advocacia que estavam tendo suas prerrogativas violadas pelo magistrado e pelo promotor na sessão. Entretanto, o magistrado não respeitou o direito da OAB de estar presente no local. Em seguida, o juiz deu voz de prisão aos integrantes da Comissão. O promotor Rodolfo Soares dos Reis, por sua vez, chegou a dizer que o sistema de prerrogativas da OAB estava corroborando com artimanhas dos advogados que acionaram a Comissão para, nas palavras dele, ‘prejudicar o andamento da sessão'”, diz uma nota divulgada pela Ordem.

Que segue: “Nesse lamentável caso, o promotor e o magistrado violaram não apenas as prerrogativas dos advogados que estavam em pleno exercício profissional durante a sessão do Tribunal do Júri, mas o ofício da OAB de garantir os direitos da classe advocatícia. Por isso, conclamamos toda a advocacia maranhense para mostrar a força da classe e exigir o devido respeito à profissão. O desagravo está marcado para o dia 29 de agosto, com concentração a partir das 8h, na sede da OAB Maranhão. Da OAB, a classe caminhará até o Fórum Desembargador Sarney Costa. Contamos com a presença de todas e todos! Nenhuma prerrogativa a menos!”.

18 pensou em “Juiz dá voz de prisão a advogados em São Luís; OAB-MA reage

  1. Esse juiz não respeita ninguém, prende por prender as pessoas utiliza a autoridade um juiz que tem várias denúncias e continua atuando , nada acontece…

    Só gravar uma audiência dele uma dica..

    • Essa notícia não expressa a verdade dos fatos.
      O juiz acionou a força policial presente no tribunal do júri, somente para garantir e preservar a sua integridade física, surpreendido que foi pela forma não convencional e respeitosa de como foi abordado por um grupo de pessoas que posteriormente se identificaram como advogados da comissão de prerrogativas da OAB/MA.
      NÃO foi emitida nenhuma ordem de prisão em detrimento das mencionadas pessoas.

    • A OAB tá vendo direitos humanos desrespeitado em todas as instancias em se tratando de julgamentos sem o devido processo legal,como no inquérito do fim do mundo, isso conivência ou covardia ?

  2. Essa OAB virou piada.. Todo dia Xandão esculacha advogados, proíbe advogados de exercer suas prerrogativas, chega ao ponto de escalar servidor pra fisaclizar advogado enquanto esse advogado manuseia autos de processo…. e, diante disse, a a OAB fica com o rabinho entre as pernas. Agora, diante de um Juiz sem o menor coturno, resolve mostrar a musculatura…

    • Os juízes e promotores entendem que são donos do direito e portanto soberanos da verdade, é preciso dá um basta na arrogância no.judiciario. Juízes e promotores não são donos da verdade. Sou Advogado dr. Francisco OAB/DF 52.504

  3. O advogado é indispensável à administração da Justiça, assim reza a Constituição Brasileira. Se é desrespeitado o que dirão os outros?

  4. Juiz é Juiz e Advogado é Advogado, cada um no seu lugar. Advogado quer avançar o sinal, atrapalhar o Juiz… Tem Advogado que pensa que é Juiz, kkkkk cadeia nele… Juiz é Juiz, pode ser até de futebol, mas tem que se respeitar …

  5. Esse desrespeito acontece em todo lugar. Alguns se calam e outros não como o presente caso. Juízes, Promotores e Defensores Públicos se acham acima dos Advogados por terem passado em concurso. No final, nada mudará mesmo com o ” desagravo “..

  6. Mais uma vez não vai dar em nada. A oab para ser respeitada precisa primeiro tirar xandao e outros ministros do STF. Segundo, desagravo não dá em nada, tem que acionar a justiça para punir os dois membros do júri

  7. INFELIZMENTE a OAB há muito tempo deixou de CUMPRIR o seu Mister’, passou a ser um Órgão Político e de Conveniência, pouco se importando com as Garantias e Direitos Constitucionais , onde o Devido Processo Legal, Ampla defesa e outros são desrespeitados em detrimento de uma Ideologia ou de um interesse!! Lembrando que os Próximos a sofrerem Abusos serão os Próprios Advogados!

  8. NAO SOU ADVOGADA ,SOU EDUCADORA ,
    POREM ,LENDO ESSES.ACONTECIMENTOS ,ENTENDO QUE TUDO É MUITO SIMPLES”APENAS UMA QUESTAO DE RESPEITO AOS DIREITOS E CONSEQUENTEMENTE RESPEITO IDÊNTICO AOS DEVERES…CUMPRA SEU DEVER E RESPEITE O DIREITO DO OUTRO.
    UNS SE COLOCAM COMO “ROLO COMPRESSOR”,ESMAGAM “QUEM SE ATREVE PASSAR À SUA FRENTE.
    O QUE VEMOS E ASSISTIMOS NO BRASIL:
    ABUSOS E MAIS ABUSOS DE PODER…E TODOS DE BRAÇOS CRUZADOS:MEDO, COVARDIA,OMISSAO OU CONCORDÂNCIA????
    NAO SO OS ADVOGADOS MERECEM RESPRITO EM SEUS DIREITOS,MAS TODO CIDADAO DESTE PAIS.
    DEMOCRÁTICO????

  9. O advogado é um profissional como outro qualquer, em virtude disso deve ter um respeito próprio ao Juiz de direito.
    Falo isto pois vejo que em muitas das vezes o advogado quer se tornar uma espécie de “AUTORIDADE” acima de outros profissionais, o que não condiz com a realidade do mesmo.
    Por muitas vezes já presenciei advogados querendo se passar por até por POLÍCIA. Parece piada.
    Outro fato lamentável é o Bacharel em direito querer se auto-intitular “DOUTOR”, como acabei de ler em um poster acima, onde muita das vezes não possui nem mesmo uma especialização.
    O que me deixa mais curioso é querer entender qual o poder que a tal OAB acha que têm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *