Parcerias que se multiplicam

Carlos Brandão*

Se há algo que o nosso governo busca e valoriza são as parcerias. Elas têm feito a diferença e nos ajudado na construção de um estado que, acima de tudo, trabalha para fazer o melhor para a sua gente.

Aqui, no Maranhão, é assim. Seguimos registrando resultados mais do que animadores e que nos fazem ter a certeza de que estamos no caminho certo. 

O Boletim de Conjuntura Econômica Maranhense (elaborado pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – Imesc), referente ao segundo trimestre de 2023, estima um crescimento de 3,3% de nossa economia este ano, com destaque para a agropecuária, que tende a crescer 5,9%, devido ao aumento na produção de grãos, especialmente, soja e milho. O crescimento avaliado para a indústria maranhense é de 1,3%. Esses resultados positivos vêm refletindo no mercado de trabalho do Maranhão, com a criação de 19.319 empregos formais de janeiro a agosto, o quarto melhor resultado na região Nordeste. Tudo isto é resultado de muito planejamento e de parcerias, que nascem do crédito que a condução de nossa gestão consegue ganhar. 

Parcerias que se multiplicam, principalmente com o governo federal, por meio dos seus ministérios. Esta semana, por exemplo, assinamos duas ações importantes para o Maranhão. 

Na quinta-feira (19), junto com o Ministério da Pesca e Aquicultura, criamos o Plano de Desenvolvimento da Carcinicultura do Maranhão, que implantará os Polos Potenciais de Desenvolvimento da Carcinicultura (Podescar I), nos municípios de Anajatuba, São João Batista e Viana, que facilitarão a chegada de indústrias de base, bem como atividades complementares ou associadas à cadeia produtiva do camarão. A região é propícia para a atividade que tem um grande potencial de geração de emprego e renda.

Um dia antes (18), participamos, no Ministério dos Transportes, da assinatura da ordem de serviço para a execução das obras de restauração da BR-135, no trecho entre Miranda do Norte e São Mateus do Maranhão. Uma reivindicação antiga para a qual o presidente Lula está destinando R$ 360 milhões. Serão cerca de 75 km em obras, que receberão a tecnologia de pavimento rígido – oferecendo maior durabilidade e até mesmo mais segurança ao usuário, entre outras características -, por possibilitar uma menor distância de frenagem.

O ministro Renan Filho, em mais uma demonstração de apreço pelo Maranhão, lembrou que o Novo PAC prevê a duplicação da BR-135, entre Estiva e Miranda do Norte e a duplicação das BRs-135 e 316, entre Miranda do Norte e Caxias. Além disso, o estado conta com 16 projetos de transporte rodoviário e ferroviário no Novo PAC, com R$ 10,4 bilhões previstos para os próximos quatro anos.

Muitas perspectivas positivas e muito emprego sendo gerado. Só na restauração da BR-135 serão 5.200 novos empregos, diretos e indiretos. Seguimos avançando. Assim, vamos construindo, a cada dia, um Maranhão melhor para todos.

*Governador do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *