Volta de Othelino pode ser nascedouro de nova oposição no MA

O anúncio do retorno do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) ao mandato na Assembleia Legislativa – depois de menos de um ano como secretário da Representação Institucional do Maranhão em Brasília – acendeu um sinal de alerta no Palácio dos Leões.

O movimento, que ocorre exatamente quando se anuncia a aposentadoria de Flávio Dino da política, tem sido visto com desconfiança por aliados do governador Carlos Brandão (PSB).

Segundo estes, pode estar nascendo uma nova oposição no Maranhão.

A gestão Brandão vive uma espécie de “lua de mel” na Assembleia desde o início do ano. Aliados próximos do governador, no entanto, entendem que Othelino não volta ao Maranhão simplesmente para dizer “amém” ao governo.

“Ele deve, inicialmente, adotar uma postura de independência. Vai votar muita coisa com o governo, mas em questões pontuais vai começar a firmar seu posicionamento de oposição”, destacou um membro do primeiro escalão do Executivo em conversa reservada com o titular do Blog do Gilberto Léda.

O receio no Palácio dos Leões é que essa postura “contamine” outros parlamentares – sobretudo os mais ligados a Flávio Dino – e isso se torne um movimento que leve à criação de um bloco de oposição oficial na Assembleia.

Vale aguardar…