Morte de ciclista leva a críticas a projeto de Braide por falta de ciclovias

Imirante

A morte de Claudiomar Silva, de 43 anos, atropelado enquanto praticava ciclismo em trecho da Avenida dos Holandeses, em São Luís, na manhã desta quarta-feira (3), levou um programa da gestão Eduardo Braide (PSD), o “Trânsito Livre”, ao centro do debate nas redes sociais.

A iniciativa, que inaugurada em 2022, teve a maioria das obras – cujo objetivo é garantir melhor fluidez no trânsito por meio da remoção de rotatórias – concentradas justamente na avenida em que hoje ocorreu a tragédia com o ciclista.

Os projetos, no entanto, não contemplam ciclovias, o que foi lembrado por lideranças políticas e moradores da cidade após o acidente no local.

“Quantos mais precisarão morrer para termos ciclovias e uma política de mobilidade que considere a segurança dos ciclistas de São Luís?”, questionou o jornalista, professore e advogado Franklin Douglas, ao compartilhar trecho de reportagem da TV Mirante sobre o caso desta quarta.

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) expressou pesar pela morte da vítima e também reforçou críticas à falta de ciclovias na cidade. “Mais um ciclista que perde a vida. Enquanto não tivermos uma política que considere a bicicleta como um meio de transporte da cidade e não como algo exótico ou excepcional, assistiremos a cenas como essa. Que Deus conforte mais essa família”, afirmou.

Questionado por um seguidor sobre a culpa do motorista no caso, ele rebateu: “Bem, não posso dizer o que aconteceu, mas uma pessoa está morta. Se há culpa do motorista, há também um problema maior em nossa cidade: a bicicleta não é considerada como meio de transporte. Não há espaço pra ela”.

Adversário político de Braide, o deputado federal Duarte Júnior (PSB) – também pré-candidato a prefeito da capital, engrossou o coro.

“Em São Luís, em menos de duas semanas, dois ciclistas perderam a vida. Expresso minha profunda solidariedade às famílias”, pontuou.

Sem respostas – Ativo nas redes sociais, o prefeito Eduardo Braide ainda não se manifestou no debate. Até a publicação desta reportagem, a mais recente postagem do gestor havia sido sobre a construção de um hospital veterinário.

O Imirante questionou a Prefeitura de São Luís, por email, sobre a implantação de ciclovias em avenidas da capital, e aguarda retorno.

Outro caso – Na madrugada do dia 29 de agosto de 2023 um outro ciclista morreu atropelado por um carro enquanto treinava na Avenida Litorânea, em São Luís. A vítima foi o médico Édson Soares, de 54 anos. 

Após ser atropelado, o médico foi arrastado pelo carro por cerca de 30 metros, quando transitava no sentido Calhau-Olho d’Água, na parte do prolongamento da Avenida Litorânea.

O homemsuspeito de atropelar, arrastar e matar o médico Édson Soares foi preso na própria noite do atropelamento, em São Luís. De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito é um empresário baiano que mora na capital e trabalha com aluguel de veículos. 

Ele foi encaminhado à delegacia, onde foi autuado em flagrante e prestou depoimento.

Um comentário em “Morte de ciclista leva a críticas a projeto de Braide por falta de ciclovias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *