EXCLUSIVO! SMTT tem agentes de olho em 84 câmeras para multar veículos em SLZ

Após a polêmica sobre a existência de supostos radares para multar automaticamente motoristas infratores em São Luís – o que foi negado pela SMTT -, diversos leitores do Blog do Gilberto Léda começaram a relatar o recebimento de multas por atraso no licenciamento, mesmo sem abordagem em blitz pela cidade.

Em muitos casos, os proprietários de veículos só souberam das penalidades ao tentar emitir boletos para pagamento do IPVA 2024.

Nossa reportagem foi buscar entender o assunto, e acabou descobrindo que as multas estão sendo aplicadas não por radares automáticos, de fato, mas por meio de uma nova modalidade de autuação: o videomonitoramento.

Segundo um agente de trânsito ouvido pelo blog, atualmente a SMTT dispõe de 84 câmeras espalhadas pela cidade. Numa sala de controle, agentes têm acesso aos equipamentos. Quando flagram motoristas em alguma situação de infração, checam placas em tempo real, emitindo, de dentro desse “bunker“, os autos também por falta de licenciamento.

De acordo com nossa fonte na SMTT, esse tipo de procedimento hoje é permitido porque já não há mais a exigência de que o veículo sem licenciamento seja removido para um pátio até o pagamento do débito.

Se facilita o trabalho dos agentes, o sistema também pode causar confusões, como o caso de um motorista que recebeu duas multas por falta de licenciamento no mesmo dia, num espaço de menos de uma hora, na região central da capital maranhense.

Guarda municipal

O sistema de aplicação de multas da SMTT é mais eficiente porque, além dos equipamentos de videomonitoramento disponíveis no seu próprio Centro de Controle Operacional (CCO), os agentes também têm à disposição câmeras da Guarda Municipal.

Estas são responsáveis pela cobertura de praticamente todo o Centro Histórico de São Luís.

Além disso, a SMTT dispõe de um assento no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

Nesse caso, no entanto – garante o agente de trânsito consultado pelo Blog do Gilberto Léda -, o monitoramento tem caráter meramente informativo para embasar operações de melhorias no fluxo do trânsito.

24 pensou em “EXCLUSIVO! SMTT tem agentes de olho em 84 câmeras para multar veículos em SLZ

  1. Não acho nada de anormal é bem mais prático quem está em atraso tem que se acertar. Pois temos que andar em dia com a documentação do veículo. É dever do cidadão andar dentro da lei. Quem não deve não teme.

    • Agora emitir várias multas em seguida vai se tornar impraticável, o próprio Estado está impedindo o proprietário de se regularizar aumentando o montante a ser pago a valores cada vez mais impossíveis. Só irá banalizar o efeito prático da multa e o pior diminuir a arrecadação, incentivando cada vez mais o descumprimento da lei.

      • Acho corretíssimo, se alguém deixou de quitar sua dívida e não fez ate agora e pq não tem interesse em faze-lo (claro que não são todos os casos) mas..

        • Na verdade os imposto que pagamos seja para as prefeituras ,o estado ou poder federal muinto pouco volta para ovpovo e desse pouco que recebemos é de má vontade o exemplo a prefeitura de São tem uma campanha per.manente de limpeza das grandes avenidas de São luis por onde passa os turistas e onde retira grsndes impostos de comercidntes locais ai se você imagina como o pobre nas periferias convive com ruas intrsvegavel de lixo esgoto , ruas sem nenhum acesso qusndo o cidadão morre o caixão tem que vim nas mãos por se quer ter condições de um chdgar ns porta do cidadão isso é uma escrotidao isso é umz sacanagem isso é uma putaria dax maiores.

      • Eles deveriam ter a dessencia de colocar estas câmeras nos locais onde as vias , Av e ruas esburacadas que quebram nossos carros para possíveis indenizações aos condutores .

  2. Importante também agir com rigor com as demais infrações, notadamente aquelas que põe outras pessoas em perigo, tais como avançar sinal fechado, retorno proibido, parar em curvas, não respeitar faixas de pedestres, fazer convergência sem sinalizar…

  3. Cara os caras reclamam mais poderia ter pago parcelado, se não pode de uma parcela única. As coisas tão difíceis, mas pergunta para esse mesmo que reclama, quantas loiras geladas ele mandou descer nesse período? Temos que saber o que é prioridades, SMtT tá certíssima.

  4. O que diabos o prefeito tem a ver com proprietários de veículos que estão inadimplentes com o IPVA?? Estes têm que tomar vergonha na cara e procurar pagar os débitos atrasados. Quem compra um carro sabe que durante 15 anos, aqui no Maranhão, tem que pagar IPVA. Portanto, dei em de midiatismo. Quem esses inadimplentes sejam mesmo identificados e autuados. Ora ora…

  5. TAMBÉM ACHO QUE TEM QUE ESTAR EM DIAS COM SUAS OBRIGAÇÃO. QUER TER UM VEICULO???? TEM QUE TER CONDIÇÕES MANTE-LO TANTO EM DOCUMENTAÇÃO QUANTO CONDIÇÕES DE USO. VEJO CADA CARRO E/OU MOTO SEM FARÓIS/LANTERNAS, SEM RETROVISORES, VIDROS QUEBRADOS E PNEUS CARECAS, IMAGINA O QUE NÃO DÁ PRA VER (EXEMPLO FREIOS)

  6. Da forma e como está a situação financeira da maioria dos brasileiros passando por períodos turbulentos, nos quais vê-se que mesmo sendo dever do cidadão em manter seus impostos em dias, notadamente tais atrasos acabam que não viram prioridade ante a concorrência direta com alimentação, energia, escola e várias outras despesas e sabedores de todas essas mazelas que vivem os cidadãos tanto o governo do estado quanto o governo federal vem buscando promover programas relacionados a deixar os cidadãos em condições de recuperar seus créditos, seja em isenção de multas e juros, seja no programa desenrola e alguns outros e na inteira contramão disso, o prefeito da capital promove uma medida descabida, agressiva e que empurra ainda mais para o buraco os cidadãos que o mesmo irá precisar em alguns meses para reconduzi-lo ao cargo de prefeito, sem contar os atraso do IPTU que o mesmo determinou que a sua procuradoria fizesse uma verdadeira caça às bruxas,promovendo todo tipo de bloqueio, ações enérgicas, porém totalmente agressivas, não que esteja errado, porém basta olhar a sua própria volta, os cidadãos querendo resolver suas pendências e o prefeito empurrando para dentro do buraco, tristeza total e se a população não esquecer não deve mais dar crédito a quem não tem um pingo de empatia com quem outorgou um cargo tão importante a esse homem.

    • Bom lembrar que o governo federal e estadual, estão juntos nessa contramão, meros programas de regularização não surtiram nenhum efeito prático na arrecadação. O motivo? O aumento compulsivo de impostos federais e estaduais, e que não tem nenhuma perspectiva de diminuição. Aliás o DPVAT que foi deixado nos cofres 76Bi sendo pagos pouco mais de 9Bi em indenizações, agora subitamente acabou o dinheiro. Mais um imposto vindo aí do governo federal. EMPATIA? NÃO COM POBRE!

  7. Desde quando a Prefeitura de São Luís-, é babá de prioritários (às), de veículos e ” cobrador de caixeiro, irresponsáveis com atrasos de pagamentos de, IPVA e DOCS, de licenciamento? Com tantos problemas mais relevantes, graves e crônicas de nossa cidade, o Prefeito, tem tempo de correr atrás de CALOTEIROS, QUE ALMOÇA ARROZ COM OVO E JANTA,OVO COM ARROZ, pra charlar de carro novo, que não sobra nem pra fazer a garagem, transformando às ruas em vielas, pois é carro de um lado e outro obstruindo o tráfego naa ruas em bairros da cidade! Pelo jeito que eu conheço o Prefeito dessa cidade, com certeza, ele não vai dar o luxo aos seus opositores de denegrir a sua imagem, desesperados pra botarem às mãos na Prefeitura, cientes que não tem CANDIDATO, que tira a sua REELEIÇÃO! ESPIA! nenão mermã hum? Então tá então segue o fluxo miiiiiiiiiiiiiiga táaaaaaaaaaaaa bb adooooooooioooooooooooro misericórdia kkkkkkkkkkkkkkkk pqp

  8. A cerca de Chesterton, o princípio que te obriga a pensar duas vezes antes de mudar algo.
    Isto é algo que todos, em especial os administradores deveriam ler e pensar sobre.
    Cai como uma luva nesse caso da fiscalização monitorada à distância por equipamentos eletrônicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *