Roberto Costa: Cleber Verde será ouvido, mas não decidirá rumo do MDB

Imirante

O deputado estadual Roberto Costa, vice-presidente do MDB no Maranhão, reafirmou nesta sexta-feira (2), em entrevista exclusiva ao Imirante durante a solenidade de reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, que  o MDB definirá em conjunto seu rumo nas eleições de 2024 em São Luís.

O assunto ganhou força nas últimas semanas depois de o emedebista André Campos deixar a secretaria que ocupava na gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD) no que foi encarado como um desembarque do partido da base aliada do gestor da capital e um gesto na direção da pré candidatura do deputado federal Duarte Júnior (PSB).

O deputado federal Cleber Verde, então, reagiu, e garantiu que o MDB segue apoiando o prefeito – ele é o padrinho da indicação de Romário Barros como secretário municipal de Desporto e Lazer e presidente da comissão provisória da sigla na em São Luís.

Segundo Costa, Verde será consultado sobre o apoio a ser dado pelos emedebistas, mas não terá palavra final.

“O MDB é feito de hierarquias. Claro, que tem a questão de direção nacional, tem a direção estadual, tem a direção municipal. O que a gente tem como entendimento é que hoje, no Maranhão, o comando político que foi repassado para o Estado foi para o nosso presidente Marcos Brandão, que tem o apoio da deputada federal Roseana [Sarney], que tem o apoio do deputado Ricardo [Arruda], do deputado Roberto Costa, e que, dentro dessa perspectiva, nós vamos buscar todos os companheiros do partido para discutir o nosso caminho. Claro que o deputado Cléber, ele tem todo o direito de ter as suas pretensões em buscar um apoio com o prefeito Eduardo Braide. Isso aí é extremamente tranquilo, é normal, e é um direito político dele”, disse ele, acrescentando, contudo, que prevalecerá a vontade da maioria.

Costa apontou, ainda, a importância da opinião da deputada federal Roseana Sarney, segundo ele “eleitoralmente a maior liderança política que nós temos dentro de São Luís”.

“O que vai prevalecer dentro do MDB, primeiro, é a vontade da maioria do partido. A maioria que eu falo, a maioria a vontade do Cleber, mas a vontade do deputado Roberto Costa, do deputado Ricardo Arruda, do deputado Hildo [Rocha], da deputada Roseana, que é, eleitoralmente, a maior liderança política que nós temos dentro de São Luís. Foi a segunda deputada [federal] mais votada dentro de São Luís, não é apenas uma deputada, é uma liderança que tem hoje trabalho prestado da cidade e que tem prestígio dentro do MDB. E o que nós vamos construir é exatamente mostrar: qual é o melhor caminho? Não apenas para 2024, mas acima de tudo o fortalecimento do partido em São Luís, mas também visando ao fortalecimento do partido para 2026. E a perspectiva que nós entendemos é que o melhor caminho é seguir com a parceria com o governador Brandão, que é o governador que tem prestigiado o MDB, que tem fortalecido o partido e que, com certeza, dará bom esforço no 2026”, completou.

Para o parlamentar, não apenas o fato de o governador Carlos Brandão (PSB) já haver declarado apoio a Duarte e ser irmão do atual presidente estadual do MDB devem pesar na decisão, mas, também, o projeto partidáio para as eleições de 2026.

“A questão não só está na questão da irmandade, mas, acima de tudo, qual é o melhor caminho para o fortalecimento do partido em 2026. Nós temos que construir um caminho que a gente possa fortalecer não só a eleição de São Luís, mas garantir a eleição do maior número de prefeitos no os municípios do Maranhão, e de vereadores. E a forma que nós temos é, exatamente, a parceria com o governador Brandão. Isso é que tem que tem sido determinante para o fortalecimento do partido, para que a gente possa construir uma verdadeira bancada, uma grande bancada para o 2026”, compltou.

E concluiu: “Eu acho que o MDB vai discutir de forma muito madura, muito tranquila, ouvindo todas as lideranças, inclusive todos com seus posicionamentos, às vezes, diferentes, mas o caminho do partido, pra mim, caminhará ao lado do governador Brandão”.

SAIBA MAIS

Um comentário em “Roberto Costa: Cleber Verde será ouvido, mas não decidirá rumo do MDB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *