Obras de creches e escolas paradas há mais de 10 anos são requalificadas e concluídas em Itapecuru-Mirim

A conclusão de obras paradas de creches e escolas públicas é uma das prioridades no município de Itapecuru Mirim. Durante a gestão do prefeito Benedito Coroba quatro obras abandonadas há mais de 10 anos foram concluídas beneficiando um total de 1.326 estudantes de 3 a 17 anos.

A UEB Profª Milena Lima Rosa, também chamada de Creche da Torre, localizada em um dos bairros mais populosos do município, beneficiou 123 alunos. No bairro Caminho Grande, a Creche da Tia Graciete, atende 302 alunos. Ao todo foram beneficiados só na educação básica 425 alunos.

No bairro Mangal Escuro, o prédio que daria lugar a Creche do Mangal Escuro foi requalificada dando lugar ao Colégio Militar Tiradentes, da Polícia Militar, que hoje atende 302 alunos. Mas o maior desafio da prefeitura foi encontrar uma solução para as obras inacabadas do antigo colégio CEMA que estava fechado e na época do prefeito Magno Amorim houve a sugestão de colocar o prédio para ser a sede da UEMA no município, mas a proposta não foi adiante.

Após várias tentativas frustradas de conclusão das obras do CEMA em gestões anteriores, o prefeito Benedito Coroba, após vários estudos técnicos e jurídicos, decidiu que requalificar o local seria a melhor alternativa. As obras, então, foram retomadas dando origem ao Colégio Militar dos Bombeiros que atende um total de 599 alunos, sendo 519 alunos do ensino fundamental e 80 alunos do ensino médio. No caso do ensino médio a conclusão só foi possível graças a uma parceria entre o município e o estado.

Ao todo, as obras de creches e escolas que estavam abandonadas há mais de 10 anos, beneficiaram alunos da educação básica, do ensino fundamental e médio, reduzindo o imenso déficit de vagas na educação pública no estado.
Segundo dados de 2023 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e que tem competência sobre obras da educação básica, com estados e municípios, a unidade da Federação com mais obras de educação básica suspensas é o Maranhão.

“Retomar obras paralisadas há mais de 10 anos é um grande desafio para qualquer gestor público. No caso de Itapecuru Mirim isso só foi possível porque nós realizamos vários estudos técnicos e jurídicos e investimos muito esforço e recursos para aumentar o número de vagas na educação. Felizmente conseguimos e hoje muitas crianças, jovens e adolescentes podem estudar”, comemora o prefeito Benedito Coroba.

Um comentário em “Obras de creches e escolas paradas há mais de 10 anos são requalificadas e concluídas em Itapecuru-Mirim

  1. Desde o início do mandato do prefeito Coroba havia uma grande preocupação com a educação. E isso ficou mais evidente à medida que todas essas escolas foram sendo recuperadas, ampliadas, climatizadas. Diretores, professores e alunos passaram a se sentir mais valorizados e mais comprometidos. Ouso dizer que ao longo de tantos mandatos, nenhum prefeito fez tanto pela nossa educação. Educação é a base de tudo, é nosso porto seguro. Parabéns Prefeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *