Brasileiros não acreditam em golpe no 8 de janeiro, revela pesquisa

Imirante

Para a maioria dos brasileiros, 65% para ser exato, a invasão das sedes dos Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, foi percebida como um ato de vandalismo, conforme indica a pesquisa mais recente realizada pelo Datafolha. Em contrapartida, 30% dos entrevistados consideraram a ação, que resultou em danos ao patrimônio histórico, como uma tentativa de golpe de Estado.

De acordo com o levantamento, realizado com 2.002 pessoas em 147 cidades nos dias 19 e 20 de março, apenas 5% dos participantes não manifestaram opinião sobre o assunto, respeitando uma margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

A pesquisa também destacou a clara divisão política no país, com adeptos do governo Bolsonaro e simpatizantes do PT discordando sobre a natureza dos eventos ocorridos na data em questão.

Entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, 77% consideraram a invasão como um ato de vandalismo, em contraste com os 52% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que compartilham essa visão. Por outro lado, 46% dos eleitores de Lula acreditam que a ação representou uma tentativa de golpe, enquanto apenas 16% dos bolsonaristas concordam com essa perspectiva.

Quando a análise é feita com base na preferência partidária, 45% dos entrevistados que se identificam como petistas enxergam a invasão como uma tentativa de golpe, em comparação com os 78% dos apoiadores de Bolsonaro que a consideram um ato de vandalismo.

Os resultados permanecem consistentes mesmo quando o eleitorado é dividido em bolsonaristas, petistas e neutros.

A pesquisa revela ainda uma diferença significativa de opinião entre os entrevistados que têm uma renda mais alta, com 40% daqueles que ganham mais de 10 salários mínimos acreditando que a invasão foi uma tentativa de golpe.

Como desdobramento das investigações, todas as 145 pessoas julgadas por sua participação no evento foram condenadas, recebendo penas que variam de três a 17 anos de prisão.

Um comentário em “Brasileiros não acreditam em golpe no 8 de janeiro, revela pesquisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *