Brandão esclarece que Maranhão não tem cidades debaixo d’água

O governador Carlos Brandão (PSB) utilizou as redes sociais nesta quinta-feira, 9, para esclarecer que apesar de haver mais de 30 cidades com decretos de situação de emergência em vigor, nenhum município maranhense está debaixo d’água.

O esclarecimento precisou ser feito depois de muitas páginas de internet divulgarem a informação com fotos antigas – de 2023, e até de 2018 – para ilustrar as postagens.

Veja abaixo o comunicado do chefe do Executivo estadual:

Atenção!

1 – Neste momento, não temos nenhuma cidade do Maranhão coberta por águas, conforme a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão.
2 – As imagens que circulam em páginas de notícias são referentes ao que enfrentamos no ano de 2023 ou de outro período.
3 – Este ano, todas as famílias que estavam desabrigadas já retornaram para suas casas.
4 – Temos 30 municípios em situação de emergência, em que a própria gestão municipal consegue atuar, e os decretos municipais têm período de seis meses de duração; apenas um município decretou estado de calamidade pública, Santa Inês, em razão de uma rodovia federal ter sido cortada. A cidade recebeu todo apoio do governo federal e do nosso @governoma.
5 – Nossas equipes, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Secretaria de Estado de Infraestrutura e demais órgãos envolvidos estão atentos e dando todo o suporte necessário aos municípios.
6 – Ano passado, vivenciamos um momento muito mais difícil e recebemos a presença do presidente Lula com apoio e ações.
7 – Este ano, as dificuldades estão abaixo do que já passamos, também em decorrência da força-tarefa preventiva realizada para contenção de danos. Tranquilizamos a todos e garantimos que o nosso trabalho em unidade com os municípios continuará para que possíveis situações extremas sejam contornadas de forma célere.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *