Nasa inclui São Luís entre cidades que podem ser engolidas pelo oceano

F de Jesus/Shutterstock

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou que o nível do mar global tem apresentado um aumento preocupante nas últimas décadas. Segundo os dados, houve um aumento de 9,4 cm no nível dos oceanos entre 1993 e 2023, com uma média anual de 0,3 cm. Notavelmente, na última década, essa média subiu para 0,42 cm por ano.

Um estudo conduzido pelo Climate Central, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos, baseado em dados fornecidos pela NASA e outras pesquisas climáticas, revelou que se as emissões de gases de efeito estufa continuarem no ritmo atual, levando a um aquecimento global de 3°C, aproximadamente 50 grandes cidades ao redor do mundo terão suas áreas inundadas devido ao aumento do nível do mar.

Entre elas, São Luís, capital do Maranhão.

De acordo com os pesquisadores, a poluição atmosférica e o derretimento das geleiras são as principais causas do aumento do nível dos oceanos.

Nadya Vinogradova Shiffer, da Nasa, destaca que as taxas de aceleração indicam um possível acréscimo de 20 centímetros ao nível médio global do mar até 2050, aumentando o risco de inundações frequentes.

Na análise de risco, destacam-se as seguintes cidades brasileiras:

Rio de Janeiro: áreas como Ilha do Governador, Duque de Caxias, Campos Elísios, Campos dos Goytacazes e Cabo Frio estão em risco.

Pará: a ilha de Marajó e partes das cidades de Belém e Bragança podem ficar submersas.

Amapá: prevê-se que a Reserva Biológica do Lago Piratuba e a Ilha de Maracá, além de partes de Oiapoque e Macapá, sejam afetadas.

Maranhão: áreas costeiras de São Luís, e as ilhas de Santana e Carrapatal enfrentam risco de submersão total.

Rio Grande do Sul: cidades como Porto Alegre, Pelotas e Canoas também estão na lista de áreas vulneráveis.

O estudo da Climate Central também alerta para a situação crítica de países como China, Índia, Vietnã e Indonésia, além de nações insulares como Ilhas Cocos, Maldivas, Ilhas Cayman e Bahamas, onde a maior parte da população pode ser afetada. A organização disponibilizou um mapa interativo para visualizar as regiões mais ameaçadas globalmente.

32 pensou em “Nasa inclui São Luís entre cidades que podem ser engolidas pelo oceano

  1. Já faz tanto tempo que estão alertando, que com o derretimento das geleiras, as cidades litorâneas seriam afetadas com o nível alto do mar. É só esperar pra ver!

  2. Eu sei disso há mais de 20 anos passados!
    Não será só pelo descontrole do CLIMA! NAO!
    UM ASTEROIDE SE CHOCARA COM NOSDO PLANETA..QUEBRANDO OS CINTURIES DE SEGURANÇA DO GLOBO….E AÍ…os mares subirão hum tsunami global!
    O BRASIL FICARA DIVIDIDO EM TRES GRANDES
    ILHONAS! NOSDO LITORAL SUMIRA TODO!

    TERRIVEL AJUSTE DE CONTAS DIVINO COM A HUMANIDADE TEIMOSA E FRIA!

    TA NA BBLIA…TA NO APOCALIPSE ….TA NA DESOBEDIENCIA GERAL DOS TERRAQUEOS!

    O JEITO É: CONVERSAO URGENTE…RESPEITO A DEUS…À NATUREZA….PAZ MUNDIAL..ORAÇOES!
    TALVEZ…..TALVEZ ASSIM APLAQUEMOS A JUSTA
    IRA DIVINA! AMEM

    NAO E HISTORINHA NAO! VAI ACONTECER! SO NAO SABEMOS AS DATAS! PREPAREMO-NOS!
    AMEM. BOM DIA!👍

  3. Se for igual previsão meteorológica, então vai é começar uma grande era fria congelar tudo e São Luís vai é aumentar de tamanho… Quando passa no jornal que vai fazer sol já pego o guarda chuva!

  4. 20 cm de aumento do nível do mar inundaria São Luís? Basta então fazer umas barragem né? Os países baixos já não são abaixo do nível do mar?

  5. tremenda ação para enganar idiotas úteis cheguei em são Luís em 1969 na casa na beira do mar nunca subiu um centímetro está tudo no mesmo nível a única maré maior que todas as outras foi em 1978 o nível foi 20 centímetros a mais talvez álgum pequeno tsunami não sei porque mais até hôje nunca mais isso nunca mais aconteceu o nível é o mesmo de 1000 anos atráz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *