Pesquisa Veritá de intenções de votos para prefeito de São Luís, divulgada nesta quarta-feira, 19, aponta que Eduardo Braide (PSD) lidera com 58,5%.
O candidato do PSB, deputado federal Duarte Júnior, aparece em segundo, com 23,4%. Dr. Yglésio, do PRTB, fica terceiro, com 3,3%, seguido por Fábio Câmara (PDT), com 2,7%.
Os demais candidatos pontuaram 1%, ou abaixo disso.
É terceira pesquisa seguida que aponta o atual gestor da capital maranhense na casa dos 60%.
O levantamento, contratado pelo próprio instituto, foi feito entre os dias 27 e 31 de agosto, e está registrado no TSE sob o nº MA-03511/2024. Foram ouvidos 1.202 eleitores, para uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%. O levantamento estava liberado para divulgação desde o dia 1º de setembro.
Denúncia
O instituto Veritá é o mesmo que foi denunciado há duas semanas pelo candidato do Novo, deputado estadual Wellington do Curso, por possível manipulação na coleta de dados por telefone.
Na ocasião, o parlamentar registrou em vídeo uma das entrevistas. Na gravação, é possível ver que ao se digitar o número correspondente ao nome dele, o sistema não reconhece a opção.
Houve duas tentativas, sem sucesso, no recorte encaminhado ao Blog do Gilberto Léda pelo próprio candidato. Depois a ligação é encerrada (reveja).
“Vou denunciar o caso à Justiça Eleitoral”, declarou Wellington ao fazer pronunciamento sobre o caso na Assembleia Legislativa. O blog procurou o Instituto Veritá depois disso, mas nunca recebeu um posicionamento oficial sobre o caso.
Todas as pesquisas publicadas, estão guardando uma certa coerência, quanto aos resultados. Mostram a consolidação do atual prefeito rumo a reeleição. Vamos aguardar.
A dúvida é se vai ser mais de 50 ou mais de 60, dependendo disso a preocupação da oligarquia sobe proporcionalmente para 2026.
Deus é Pai, Maior, Fiel, 100%, Celestial, Maravilhoso, Glorioso, Vitorioso, Abençoado e Todo Poderoso e será da vontade dele e do povo ludovicense o nosso prefeito Eduardo Braide será reeleito no dia 6 de outubro de 2024 no primeiro turno. Amém! Eu creio, recebo e confio🙏🙏🙏👏👏👏🤲🤲🤲👐👐👐🙌🙌🙌A voz do povo é a voz de Deus! Avante Guerreiro!
Quanto cu$tou a “credibilidade” desse instituto?