IMAGEM DO DIA: ladrão arrastado no asfalto quente

Populares arrastaram, na manhã de hoje (5), um homem por cerca de 1km pelas ruas do centro de Açailândia. Ele teria tentado furtar um pacote de biscoitos.

O acusado foi amarrado na traseira da moto que aparece na imagem e arrastado das proximidades do estabelecimento onde ocorreu a tentativa de furto até a delegacia da cidade.

O que você acha de atitudes como essa? Comente.

59 pensou em “IMAGEM DO DIA: ladrão arrastado no asfalto quente

      • Não concordo,ele antes de ser um ladrão ou qualquer outra coisa é um ser humano,e não podemos julgar ou condenar ninguém,sei que a lei é branda pra todos os casos que nos deixam indignados,mas,fomos nós mesmo que construímos o código penal,esta ultrapassado,sim estar,mas só nós mesmo podemos muda-lo,á passos lentos,mas podemos.

      • É natural que a população se manifeste, porém, porque nos omitimos quanto a escândalos de corrupção, onde o roubo é mais danoso a população, e ficamos calados?

      • É a barbarie num país de total inversão dos valores. Não vejo justificativa pra tamanha atrocidade por causa do furto de um pacote de biscoito, pois aplaudimos e conduzimos ao topo ladrões muito mais vorazes ainda, e estes não têm fome de biscoito, mas de jatinhos, iates, contas milionárias, coberturas luxuosas, etc. Não defendo ladrões, mas também não sabemos que motivos o levaram a isso. Condenar é muito fácil e cômodo. Lembro de uma senhora presa por quatro meses por ter roubado um pacote de leite e bolachas aos filhos que a aguardavam em casa. Eu os entrego todos à justiça divina.

        • Era um ladrão ou faminto? O sujeito que arrastou, era um cidadão de bem, ou ladrão de oportunidades? Será que devemos arrastar um jovem que por suas vestimentas vemos que não é ladrão mas um posivel viciado em craque ou qualquer outra droga e estava tentado mantar a fome?

  1. pao pra quem tem fome agua a quem tem sede,furtar pra mata a fome nao e crime muito menos pecado,

  2. Um exagero para quem apenas roubou um pacte de biscoitos , então o que deveria ser feito com nossos politicos que roubam milhões ????

  3. Fizeram isto porque o cara “tentou” furtar um pacote de biscoito?
    Que absurdo…

    Quem toma uma atitude como essa, a de fazer Justiça com as próprias mãos (Lei de Talião), também está apto para infringir a Lei. A propósito esse motociclista pode responder por crime de lesão corporal.
    Sim, mas vão falar que eu estou defendendo “vagabundo”, “ladrão”. Ora, cabe somente a autoridade policial tomar as devidas providências e encaminhar, se necessário o caso para o Poder Judiciário.
    Enfim, fica registrado meu repúdio contra este ato desnecessário.

  4. Esse ladrão “tentou” furtar um pacote de biscoito e fizeram isso com ele… Zé Dirceu e toda sua comandita roubou bilhões do nosso país e duvido se alguém tem coragem de pegar ele e sair arrastando, tanto é que já se comenta que não tem cadeia adequada para acomodar Dirceu e toda curriola.

    • Concordo, esse tipo de atitude é só para pobre. Foi preconceito!

      Só que antes de julgar, precisamos saber um pouco mais dos fatos, não sabemos se ele já tinha feito outros roubos, inclusive com arma. Ele poderia já está na mira dos moradores. Mas uma certeza é, que nunca teve um arma na cabeça vai defeder o vagabundo!

      • Wendson, aqui diz que ele tentou furtar um pacote de biscoito e não que ele já cometeu outros delitos. Estou levando com base no contexto relatado pelo blogueiro.

  5. Ato de selvageria, brutalidade e falta de humanidade. Eu nao sei o motivo, mas possa ser que o ladrao estivesse com fome. Tem bandidos mais perigosos que poderiam e deveriam ser submetidos a este tipo de tortura.
    Sou terminantemente contra.

  6. Isso é uma violação nítida dos direitos humanos, apesar de o mesmo ter praticado uma ação indecorosa não cada a vítima punir o seu agressor.

    Pois deve ser levado em consideração o que a Constituição Federal, nos diz em seu artigo 5º,item III, diz:”Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;”

    Isso é bárbaro e desumano, repúdio totalmente.

  7. Um pacote de biscoitos! Agora entendo porque fizeram isso. Queria ver se fosse um criminoso de verdade, pelo menos seria interessante. Um retrato da impunidade é a forma como trataram esse rapaz. Cadê os direitos humanos?!

  8. Um caso de desrespeito aos direitos humanos. Nem por um supermercado inteiro, imagina por um pacote de biscoitos?! Isso da,então, aos ladrões o “direto” de fazer isso com qualquer cidadão. Isso sim é caso de polícia, mas contra quem comete um ato desses. Tortura. E se ele tivesse morrido, então, homicídio. Nesse caso, essas pessoas assumem o risco de matar. A reportagem parece incompleta. O que aconteceu depois? o que a policia fez? como o cidadão está? Não estou a favor do ladrão. Mas condeno atos como esses. E um pacote de biscoitos, no mínimo ele estava com fome. Imaginem se todo mundo que roubar um pacote de biscoitos for arrastado por um km pela ruas. Voltaremos a era da pedra lascada.

  9. e quem assalta os cofres públicos…. quem enriquece as custas dos nossos impostos?
    esses a sociedade aplaude a cada 4 anos né?

  10. Se essa imagem tá certa então fecha os presídios, acabou direitos humanos, acabou justiça.Quem for pego ferindo a Lei agora pode sofrer e ou morrer. Ótima logica não é? Tcs,eita sociedade…acredito que quanto maior a ignorância mas perto de uma atitude dessa a criatura chega.

  11. Há poucos dias ví uma barbárie como esta pelas ruas de Gaza,comandado por radicais debilóides do Hamas.Se foi por apenas um pacote de biscoito,o Codigo Penal preve penas alternativas.Perae gente!!!Justiça com as proprias mãos?Não….

  12. Infelizmente isso ainda acontece, por pura ignorância o rapaz deveria ser preso sim mas deveria ter sido apresentado a policia e não arrasta-lo em praça publica, não estamos mais na Roma antiga estamos no século XXI, portanto repudio também esta atitude. Queria ver se este cidadão que prendeu esse rapaz que segundo o jornalista furtou um biscoito, fosse atrás dos traficantes ou assaltantes de banco para fazer a mesma coisa queria ver se tem a mesma coragem. Acredito que não.

  13. Apenas por tentativa de furto de um pacote de biscoito?!!! Ora, os rapineiros do Maranhão desviaram mais de cem milhões de reais da saúde e da educação, tudo levantado e comprovado pela CGU e pela PF, e nenhum está preso. Soltos, desfiilam diariamente em seus carrões, gozando da cara dos otários (para eles, ser honesto é ser otário).

  14. Perplexa com tal atitude, em que difere a atitude do ladrão com do individuo que conduz a moto????? ambos são transgressores da lei, penso que por isto a pena de morte não deve ser aprovada no Brasil, e sim haver a aprovaçõa da prisao perpertua, o preso deveria trabalhar na cadeia e o dinheiro iria para a familia da vitima, e o fim das benécias da lei a cerca das saidas de preso em, feriados etc… Se a moto pega daqui a pouco será moda fazer justiça pela proprias mãos, um fato que comprova que a justiça esta desacreditada. detestei tal atitude

  15. O Prefeito da cidade Rouba o dinheiro da Saúde, da educação, entre outros,e nao acontece nada, agora pq um coitado faz isso, o povo toma essa iniciativa.
    queria ver se o filho de 15 anos de uma desses Homem roubasse algo, se o povo ia fazer isso.

  16. Brutalidade! Há quem pense que um erro justifica o outro. Não, ainda que esse rapaz estivesse furtando para tomar cerveja no bar da esquina, o que, segundo o texto, não é o caso,ele não poderia ser vítima de uma barbárie dessas.
    Manifesto minha revolta diante dessa covardia.

  17. Pra mim, eles são piores do que ele, o que é um pacote de biscoito: 1,00, 2,00. Nunca leram a palavra de Deus. Cuidado com os julgamentos precipidado, lembrem quem foi pro céu junto com Jesus após sua morte, um ladrão, e foi o Cristo quem julgou, não foram mãos humanas sujas de pecado. O pecado do roubo é igual a outros pecados como o adultério e outros, por exemplo. Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecado!

  18. Que bom seria se todos os ladrões do mundo roubassem só biscoito pra comer, com certeza a criminalidade reduziria mais da metade…

  19. .Vejo que este povo caminha para o final dos tempos, pois isso não é justiça e sim brutalidade e falta de humanidade.O correto seria simplesmente imobilizar e chamar a policia que é a responsável para encaminhar a justiça.

  20. Essa atitude é do mototaxista é EXERCICIO ARBITRARIOS DAS PROPRIAS RAZÕES, ou seja ” fazer justiça com as proprias mãos, cabe tão somente ao estado adotar as providencias ao caso, que deve responder, aliás acho que o mototaxista estar cometendo LESÃO CORPORAL, que é mais grovoso que furtar um pacote de biscoito, Casos como esses se acomodam na excludente de antijuridicidade consistente no estado de necessidade (art. 24, CP). Por circunstâncias não desejadas, o cidadão, responsável pela manutenção familiar, vê-se impelida a investir contra patrimônio alheio para romper a lamentável e absurda privação e situação de penúria por que passa.

  21. Se o homem robou um pacote e foi arrastado por 1km, imaginem quem rouba o maranhão por mais de 40 anos!!

  22. e o cidadão que fez isso (o motorista) ainda acredita em Deus? Falta a ele a peculariadade de “ser humano”. Ninguém roubaria um pacote de biscoito se não fosse para saciar a fome.

  23. Se, na delegacia, a Autoridade Policial não prendeu os dois, é prricamente certo que os três cometeram crime, sendo o do suposto ladrão o mais leve, uma vez que, à conduta tida por delitiva (furto do pacoto de biscoito), aplilca-se, em tese, o princípio da insignificância; quanto à conduta do popular que arrastou o suposto ladrão, é crime de tortura, grave e HEDIONDO, portanto; e, por fim, quanto ao Delegado, se não efeutou a prisão do(s) torturador(es), é certo que deve ser responder a processo administrativo e criminal.

    É de crucial importância que você, Gilberto Lêda, acompanhe o caso, dando-nos as informações precisas acerca das providências adotadas com relação aos três: o “ladrão”, o torturador (vingador popular) e o Delegado.

    E antes que algum INCAUTO venha dizer bobagens, informo que não sou contra a prisão efetuada por populares, de vez ser a própria Lei que autoriza o ato legal e necessário diante de flagrantes delitivos (CF/88); conduta bem diferente, entretanto, é o linchamento e torturas como a que aqui publicizada.

  24. Analisando a coisa friamente, podemos perceber uma coisa. Claro que o que fizeram foi errado, claro que roubar, ou tentar roubar um pacote de biscoitos não justifica tal ato, mas o que aconteceu reflete o que a população sente com a impunidade que hoje se instaura em nosso país. Fizeram isso porque sabiam – e não estou dizendo que estão certos por isso – que o responsável não seria punido, que as autoridades não o recolheriam das ruas e o ressocializariam, que iria “ficar por isso mesmo”. E decidiram fazer justiça com as próprias mãos, de maneira um tanto exagerada. Ninguém aguenta mais ver tantos crimes sendo cometidos e os responsáveis permanecendo impunes, e quando são presos as brechas na lei permitem sua soltura em pouco tempo. Queria saber o que acha disso, como formador de opinião, Lêda.

  25. Essa cena é uma homenagem a barbárie. Mostra como nós nos acostumamos a prática de crimes. Não o do rapaz que subtraiu o pacote de bolachas – ato que no final, talvez, até não configurasse crime tendo em vista o princípio da ofensividade-, mas o praticado pelos que lhe submeteram à torturas e lesões corporais. Acredito que a polícia tenha prendido esses criminosos e levado a vítima – o rapaz – ao hospital.

  26. Esse cara da moto tem que responder por lesao corporal… duvido se ele tem coragem de fazer isso com ladrao de verdade. O cara fentou furtar um pacote de biscoito…. o povo vende o voto e quervda liçao em ladrao de biscoito… isso eh o Brasil.

  27. Estimado Gilberto, não se trata apenas de uma questão de opinião, pois a imagem que você publicara “diz” muito mais, não a respeito do meliante, mas a respeito de nós mesmos, sociedade. É compreensível que as pessoas estejam indignadas com a impunidade e com o banditismo, os níveis estão muito além do aceitável. O que não é compreensível, como também aceitável, é regredirmos séculos e voltarmos à barbárie, à Lei de Talião, como se este homem fosse um troféu a serviço de uma suposta Justiça. Vivemos em um Estado Democrático de Direito, sedimentado no poder do Estado e calcado por leis. Se o organismo estatal é ineficaz em seu papel, não será com uma “Justiça própria” que corrigiremos os rumos da sociedade. O caminho é educar nosso povo, lhe criar condições mais dignas de vida, ofertar-lhe oportunidades e sermos cidadãos mais participativos, honestos e comprometidos com as questões sociais. Gostaria de ver as pessoas que tanto bradam por Justiça e correção agirem muito mais que falarem, serem exemplos de retidão e compromisso, antes de juízes e paladinos da verdade. Envergonho-me com o que vejo, a própria falência humana e apiedo-me com o ímpio, que mesmo em face do seu erro ao roubar, me parece menos culpado do que aqueles que o julgaram e senteciaram, certamente donos de mãos tão cheias de erros e mazelas morais quanto ele próprio foi ao pegar o biscoito. E antes que também me senteciem à condenação sob a falsa alegação de que estaria eu defendendo bandido, vos digo: estou nos defendendo, defendendo a raça humana ou que dela resta.

      • Caro Gilberto, sou leitor assíduo de sua página, costumeiro lugar por onde inicio e encerro algumas de minhas leituras acerca das questões mais locais, embora eu saiba que a abrangência de seus escritos ultrapasse nossas fronteiras. Esquivo-me às vezes de opinar tomado que fico pela correria da rotina. Mas é um prazer “lê-lo” e uma agradável forma de começar e encerrar o dia bem informado. Parabéns pelo compromissado trabalho! Fraterno abraço!

  28. Essa é a cara do nosso pais. Julgamos e condenamos os pobres e aplaudimos os ricos. Não quero fazer apologia ao Hobin Hood, mas não vamos fazer justiça com as próprias mãos. Vamos as ruas e reivindicar melhores hospitais melhores escolas segurança publica praças nos bairros…..

  29. Se ele rouba 1 pacote de biscoite, então tem tendência de matar pra roubar! deixamos de ser hipócrita, nesse país onde as leis não funcionam. Experimente vocês ser assaltados por esses “malacos” e esfaqueado por causa de um celular de 20 reais.

  30. Acredito que os homens de bem desse pais estão com o pavio curto devido toda essa impunidade existente.Pessoas que nunca cometeram um crime acabam por se tornarem criminosas por causa da intolerância,dai agem dessa forma com esse rapaz que cometeu esse crime.Só que como Cristão,sou contra o linchamento pois homens de bem perdem o controle nessas horas e deixam a sua fúria falar mais alto, e acabam cometendo homicídio e dai passam a ser mais perigosos do que os que foram linchados. Temos que ter prudencia e entrega-los para a policia e esperar que ele responda pelos os seus crimes.Sei que revolta, só que temos que cumprir a lei, se não estamos fazendo o mesmo que o meliante arrastado.Estamos sendo uns fora da lei.Os verdadeiros culpados estão de paletó e gravata, que patrocinam esses meliantes com suas leis falidas.

  31. Já pensou, arrastar o Zé Dirceu, o Genoíno, o João Paulo Cunha, o Marcos Valério, a Rosemary com seu BÊBÊ, os caras da ANAC, da Agência de Água, da AGU, e tantos outros políticos, muitos aqui tão perto de nós???????????

  32. É errado, pois trata-se de um ser humano, que muitas vezes esta nesta situação por culpa dos colarinhos-gram. O que só são arrastados por aviões, helicóptero, jet- sky, e na maioria comprados com o dinheiro que deveria servir para educação desse infeliz.

  33. Desrespeito aos direitos fundamentais. É caso de furto famélico, ou seja, estado de necessidade de quem furtou. Roubar pra não morrer de fome não é crime. Fala sério, um pacote de biscoitos não é nada…

  34. EU ACHEI UMA FALTA DE VERGONHA DESSE CARA DA MOTA ISSO NÃO SE FAZ NEM COM CAHORRO, ELE ESTAVA APENAS COM FOME SO FOI RUIM PQ ELE NÃO PEDIU MAIS CONCERTEZA NÃO IA DAR TBEM…

  35. Repudiando o ato por principios, quer sejam: legal, religioso ou cristão; bem como, deixando à parte considerações circunstanciais que levaram à sua consumação, vejo o quadro pelo viés institucional.
    A cena, que mais parece resquicios da Idade Média, constitui-se num exemplo cristalino de exclusão social e flagrante ausencia do Estato. E não é unico. Dia desses uma pequena cidade do interior maranhense viveu o drama do assassinato de dois adolescentes, em circunstancia identica a essa. O cidadão que paga impostos, gera renda, cumpre suas obrigações; se desespera, excede e as vezes perde a razão na defesa do seu patrimonio. Que diga-se, ganho com suor e renuncias. Na presente ocasião o ensejo é creditado a um simples pacote de bolacha. Tratando-se de delinquente contumaz: quantas outras trapaças teria praticado o indivíduo, até ser vitima da barbárie. Quando a fera reage ao chicote, é mesmo dificil encontrar razão plausivel, para justificar sua fúria animalesca.
    josafá bonfim

  36. Ele estava tentando roubar um pacote de biscoitos?!!!!! Ah, tá…Punição aqui no Brasil é só para pobres mesmo. Arrastaram pelas ruas de Brasília o Demóstenes, o Dirceu & Cia, o próprio Sarney & Cia?!!!! Sou contra a atitude desse rapaz, mas também, essa tentativa de roubo dele perto dos assaltos que os ‘grandes e poderosos’ de nosso país cometem todos os dias… Sem mais comentários. Um abraço!

  37. Um absurdo!
    E a nossa Roseana insiste: ” No Maranhão ninguém passa fome! ” E isso em 2002: http://epoca.globo.com/edic/20020218/especial1a.htm
    A título de informação, sobre furto famélico: ocorre quando alguém furta para saciar uma necessidade urgente e relevante. Não é crime porque a pessoa age em estado de necessidade. Não é tipificado como crime e no máximo a justiça aplica penas alternativas.
    Crime fez quem arrastou o pobre coitado. Cadeia nele. Um absurdo!

  38. Um absurdo! Por um pacote de biscoito! Esse cidadão que arrastou o coitado pelo asfalto, deve ter ficado preso, pois maior crime cometeu.

  39. NINGUEM PODE FAZER JUSTIÇA POR CONTA PROPRIA,O BRASIL É UM ESTADO DE DIREITO,NAO UMA TIRANIA ISLAMICA COMO O IRÃ, EXISTE AUTORIDADES COMPETENTES,E ESSES QUE O ARRASTARAM DEVERIAM SER PRESOS POR TENTATIVA DE ASSASSINATO,POVO BARBARO,VAO PARA O IRÃ…

Os comentários estão fechados.