Operação Barra Limpa: PF prende oito índios em Barra do Corda e Grajaú

A Polícia Federal já prendeu oito dos índios envolvidos no bloqueio da BR-226, entre Barra do Corda e Grajaú, no início do mês. Eles iniciaram o protesto depois de uma confusão com um delegado, que acabou com um dedo decepado. Cinco índios foram alvejados por tiros.

Durante a Operação Barra Limpa, deflagrada na madrugada desta segunda-feira (22), a PF tentou cumprir 36 mandados de prisão, com o apoio das polícias Militar e Civil. No entanto, apenas 12 foram efetivados – além dos oito presos, um índio já estava morto e outros três já haviam sido presos.

Atuação

Em coletiva hoje à tarde, o superintendente da PF no Maranhão, Fernando Segóvia, desmentiu a informação segundo a qual as polícias Militar e Civil não podem prender índios dentro das reservas.

Segundo ele, não existe impedimento legal para isso. O superintendente solicitou a colaboração das duas polícias para tentar cumprir os 24 mandados de prisão restantes.

“Crimes cometidos por índio são julgados pela mesma Justiça que julga crimes cometidos por brancos. E a mesma polícia que prende um deve prender o outro”, afirmou.