Juízes reconhecem atuação da Assessoria de Comunicação da CGJ-MA

Na manhã da última quinta-feira, 19, juízes integrantes do movimento denominado “Maranhão Contra a Corrupção” registraram elogios ao trabalho desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da Corregedoria Geral da Justiça (ASSCOM-CGJ) nos últimos dois anos, no apoio e divulgação da atuação judicial em ações relacionadas ao combate à corrupção no Estado. Magistrados representantes do Movimento entregaram ofício à corregedora-geral da Justiça, desembargadora Anildes Chaves Cruz, e ao assessor-chefe da ASSCOM-CGJ, Márcio Rodrigo, parabenizando pelo crescimento significativo de matérias jornalísticas abordando o tema Improbidade Administrativa e Crimes Contra a Administração Pública.

No documento, subscrito por 47 juízes de Direito de comarcas do interior e da Capital, o movimento elogia “a atenção dispensada e excelente trabalho jornalístico envolvendo a publicação de matérias relativas a improbidade administrativa e combate à corrupção”. Para os magistrados, a publicização dessas decisões é fundamental para o fortalecimento da democracia e para legitimação do Poder Judiciário, além de contribuir para evolução ética da administração pública e da própria sociedade.

Os juízes Douglas de Melo Martins (Vara de Interesses Difusos e Coletivos); Ângelo dos Santos (Presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão); José Américo Costa (Auxiliar da CGJ), José Jorge Figueiredo dos Anjos (3ª Vara da Fazenda Pública); Marcelo Oka, Lidiane de Souza e Alistelman Mendes Filho, da Comissão Sentenciante Itinerante (CSI), representaram o “Maranhão Contra a Corrupção” na ocasião.

Para Douglas Martins, são notórios o envolvimento e compromisso da atual geração do Poder Judiciário com a priorização das demandas envolvendo o tema corrupção, e o apoio da Corregedoria nos últimos dois anos, por meio da Comunicação, tem sido fundamental para levar ao conhecimento da sociedade o trabalho desenvolvido pelos juízes maranhenses. “Por questão de Justiça há de se reconhecer o trabalho da Assessoria de Comunicação da Corregedoria ao longo desse período e as escolhas feitas pela sua administração, que deu repercussão social a um trabalho invisível dos juízes”, frisou Douglas Martins à corregedora.

Segundo Marcelo Oka, o apoio da CGJ foi decisivo, também, para o sucesso dos seminários, cursos, e eventos em geral desenvolvidos pelo movimento, que em sua maioria contaram com a presença da corregedora e do presidente da Corte, desembargadores Anildes Cruz e Cleones Cunha. “Ao designar um juiz para atuar em um mutirão da Semana Maranhão Contra a Corrupção, por exemplo, a Corregedoria contribui decisivamente para dar celeridade no julgamento dessas demandas”, pontuou Oka.

O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), Ângelo Santos, afirmou que o site da CGJ tem pautado a imprensa em geral, que busca no espaço uma fonte diária de informação, não apenas relacionada ao tema combate à corrupção, mas sobre a atuação da Justiça de 1º grau.

A corregedora Anildes Cruz agradeceu o reconhecimento e disse estar feliz pela integração ocorrida entre Assessoria de Comunicação e magistrados de todo o Estado. “Estou surpresa com a homenagem, e grata por saber que os juízes estão interagindo e divulgando um trabalho tão importante para a sociedade”, ressaltou.

DIVULGAÇÃO – De janeiro de 2016 até o dia 19 de outubro, já foram publicadas na página da CGJ 111 matérias abordando o combate à corrupção. Nos anos de 2014 e 2015, foram publicadas apenas 23. Entre os crimes mais praticados por gestores e ex-gestores públicos estão a malversação (desvio) do dinheiro público; contratação irregular de servidores; contratação de empresas com dispensa de licitação; fraudes em concursos públicos e ausência de prestação de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Para Márcio Rodrigo Santos, o crescimento superior a 100% na divulgação do tema ocorre, principalmente, pela criação do movimento “Maranhão Contra a Corrupção” que impulsionou processos, e o compromisso pautado da Equipe ASSCOM-CGJ de cobrir esse trabalho, interagindo com os juízes de todas as regiões do Estado, e aglutinando elementos que, pensados de forma integrada e compartilhada, resultaram em um excelente trabalho da equipe da assessoria. “A gestão atuante e positiva da corregedora Anildes Cruz, aliada à parceria dos juízes da capital e do interior do Estado foi fundamental para tamanha produção de conteúdo relacionado ao tema Improbidade Administrativa”, avaliou o assessor.

Equipe

Além do assessor-chefe, atuam na ASSCOM-CGJ os servidores Edgar Ribeiro, Michael Mesquita, Marta Barros (aposentou recentemente); Helena Barbosa e Jodeilse Mafra. Valquíria Santana, Nonato Reis, Josy Lord e Priscilla Costa integram o Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís, que é parceira da asscom nas demandas jornalísticas oriundas do Fórum Des. Sarney Costa.

Um comentário em “Juízes reconhecem atuação da Assessoria de Comunicação da CGJ-MA

  1. A gestão da atual Corregedora foi muito boa, sempre pautada no equilíbrio, agindo de forma correta, tranquila e sem ódio ou perseguições. Que sirva de exemplo para todos.

Os comentários estão fechados.