Considerações sobre o ótimo Carnaval de São Luís

É difícil alguém que ficou em São Luís – mesmo que não tenha ido para as festas – discordar: o Carnaval 2018 na capital foi ótimo.

O Circuito Beira Mar foi algo “pensado fora da caixa” e efetivamente atraiu bom público para as brincadeira.

Com uma programação de blocos atrativa e um cenário diferenciado, por levar o folião de volta ao Centro Histórico – algo defendido há anos pelo Blog do Gilberto Léda, por exemplo (reveja) – a folia carnavalesca ganhou novo fôlego na capital.

Parabéns ao secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino!

Esse é um ponto.

No entanto, a exacerbada politização do feito, levada a cabo principalmente pelo governador Flávio Dino (PCdoB) – que em tudo o que faz (ou dejxa de fazer) mete Sarney no meio -, torna necessárias algumas considerações.

A principal delas diz respeito ao alegado “renascimento” do Carnaval na capital.

É verdade que o governo Flávio Dino, na gestão Diego Galdino, revitalizou o Carnaval de São Luís.

Como também é verdade que foi o próprio governo Flávio Dino quem quase o enterrou, nas gestões de Ester Marques e Delma Andrade.

Até 2014, São Luís tinha uma forte tradição de carnaval no chamado Circuito Deodoro-Madre Deus. Naquele ano, último da gestão Roseana Sarney (PMDB), as ruas do centro ficaram, como de costume, lotada de foliões.

E a peemdebista não era candidata a nada.

Depois disso, em 2015 e 2016, os comunistas quase conseguiram fazer morrer as festas na cidade.

Em 2017, primeiro ano de Carnaval de Galdino à frente da Sectur, produziu-se o embrião do circuito Beira-Mar, que estourou em 2018.

Bom para a Cultura e para a economia da cidade.

Agora é esperar que esse sucesso todo não tenha relação apenas com as eleições deste ano, quando Dino tentará a reeleição.

6 pensou em “Considerações sobre o ótimo Carnaval de São Luís

  1. Até que fim deu uma dentro , deixa política de mão ,seja imparcial aí quem sabe tu pega uma boquinha no governo.
    Até teu chefe Sarney elogiou.

  2. Mas seria interessante destacar que o circuito Deodoro/ Madre Deus foi impedido pelo MP, tendo em vista a quantidade de hospitais na rua do passeio.

Os comentários estão fechados.