Os governadores brasileiros não gostaram nada de ser acionados pela CPI da Covid para prestar esclarecimentos sobre gastos de recursos federais durante a pandemia.
Por meio do Fórum Nacional de Governadores, eles oficiaram à presidência da comissão para para questionar alguns itens de requerimentos de informação.
Na prática, dizem querer saber quais devem ser efetivamente respondidos.
A reação dos gestores vem depois de o Colégio Nacional de Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal emitir um parecer defendendo que os estados não estão obrigados a responder os questionamentos fora do escopo da CPI. O colegiado, por sua vez, opinou sobre o assunto após consultoria do Senado classificar alguns pedidos de informação como “verdadeira devassa”.
A consultoria do Senado foi provocada pela liderança do PT.
Os governadores, agora, pedem à CPI que “sejam confirmadas ou não as solicitações encaminhadas, apontando-se quais e em que pontos específicos”.
Reagiram???? porque?quem não deve não teme.Teve sim muitos recursos desviados na pandemia.Aqueles que não desviaram(sic)devem sim comparecer à CPI.
O senador Eduardo Girão (Podemos – CE) pediu por intermédio da Presidência da CPI da Pandemia, cópia de todos os documentos e comunicações, encaminhadas ou recebidas, que comprovem a tentativa de aquisição de respiradores pelo Consórcio Nordeste, em especial todas as prestações de contas do pagamento dos respiradores, devendo a lista documental incluir ofícios, despachos internos, pareceres da PGE, petições apresentadas em ações judiciais, comprovantes e ordens bancárias, procedimentos licitatórios, termos de referências, atas de reuniões, planilha de distribuição por unidade da federação, critérios de distribuição, dentre outros que entender pertinentes.
A meu ver tem que pedir também imediatamente, com todos os pormenores necessários para a compreensão e consumação de qualquer despesa pública, do restante dos bilhões de reais enviados de boa-fé por Bolsonaro ao Governo do Maranhão para o combate exclusivo da Pandemia. Tudo a teor do que estabelece a Lei n.° 4320/64, especialmente no que diz respeito a receitas e despesas do período em investigação.
Só parece que esses governadores quase todos encalacrados no Covidão, principalmente os do Consórcio Nordeste, estão loucos para sair logo a resposta do ofício enviado à presidência da CPI a fim de judicializarem tudo no STF com mais uma interferência brutal do Judiciário no Legislativo, por sinal a única tábua de salvação deles. Isso já era previsível. Agora imaginem quem está liderando essa iniciativa pra recorrerem ao Supremo? Quem não deve não teme!
REAGIRAM… OU SEJA, A “CPI”, QUE ELES QUEREM É UMA ENCENAÇÃO ENSAIADA PRA CRIMINALIZAR O GOVERNO FEDERAL(JÁ QUE ATÉ AGORA NÃO CONSEGUIRAM DE OUTRA FORMA). SÃO UM BANDO DE RATOS VAGABUNDOS.
Vocês que conhecem a fundo o Governo do Estado, principalmente a Seplan/MA. Soube ainda há pouco através de um especialista em finanças públicas que o consagrado sistema de acompanhamento e controle de execução orçamentária do Governo do Maranhão, SIAFEM/MA, vinculado à Plataforma Serpro integrada ao Governo Federal, não existe mais no MA. Tendo em vista que o comunista rompeu com o Serpro adquirindo um sistema estanque próprio, será!? O que vocês sabem a respeito disso? Procede?
Oxi, são os que mais gastaram e não precisam prestar contas?