Após uma série 7 incêndios a ônibus (e outras 8 tentativas, com veículos apenas parcialmente queimados) a Força Nacional de Segurança Pública chega hoje (23) a São Luís para reforças o efetivo local e tentar conter a onda de violência.
As ações criminosas começaram na quinta-feira (19), com seis ocorrências confirmadas, e se estenderam por todo o final de semana.
No sábado (21), o Blog do Gilberto Léda revelou o motivo da ação dos bandidos: é uma reação ao endurecimento da vigilância e da fiscalização em Pedrinhas após o assassinato do agente penitenciário Gilvan Cordeiro, em um bar na Vila Kiola (reveja).
As ordens partiram de dentro do Sistema Penitenciário Estadual e foram disparadas por Eliakim Machado, o Sadrak, líder do Bonde dos 40 (leia mais). A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) tenta convencê-lo a mandar um novo “salve” a seus seguidores, determinando o fim dos ataques, embora o governo não admita publicamente esta informação.
Com o reforço da Força Nacional, é provável que haja ainda maior endurecimento das rotinas nos presídios locais. Com isso, o Executivo espera acuar os criminosos. Há quem acredite, contudo, que isso pode resultar em mais violência.
_________________Leia mais
Boato de sequestro mobiliza PM a condominio de luxo em São Luís
Governo e Prefeitura vão punir empresas que recolherem ônibus
FLAVIO DINO, EDMAR CUTRIM E WALDIR MARANHAO SAO OS FIGUROES MAUS DIFICIL DE MEXER NO MARANHAO. SE ELES CAÍREM, OS SARNEYS E MURAD VOLTAM COM TUDO
Agora eu quero ver se não dão jeito nessa situação. Vamos esperar que a nossa segurança seja zelada. Juntando todas as forças municipais, estaduais e nacionais pra combater esse terrorismo feito pelos bandidos
Agora percebi que o povo de é abestado mesmo, a segurança nacional só está vindo pra São Luis, pois daqui alguns dias a tocha olímpica vai está na cidade, pense no povo abestado, pra achar que esse governo é governo de mudança, tai a mudança que a maioria acreditaram.
Rosanna minha cara sinto dizer que não será a FORÇA NACIONAL que trará de volta a paz perdida nas ruas da grande São Luís, e o mais aterrorizante é que será assim ao menos nos próximos dois anos e meio, como vêm sendo nas última décadas independente de quem estivesse à frente do Palácio dos Leões.
Falta COMPETÊNCIA E DETERMINAÇÃO PARA UM TRABALHO SÉRIO que não é apenas na Segurança Pública, mas na visão que se deve ter do papel do Estado na vida das pessoas.