O deputado federal José Reinaldo (PSB) publicou hoje (19) um artigo no Jornal Pequeno por meio do qual explica mais detalhadamente os motivos que o levaram a desobedecer o governador Flávio Dino (PCdoB) e mudar, na hora, seu voto em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) – reveja.
No texto, ele confirma que chegou a afirmar ao comunista que votaria contra o impedimento. “Mas não tive estômago”, relatou.
O socialista reafirma que votou pela abertura do processo em virtude do que considerou golpe do então presidente Lula (PT) no episódio da cassação do ex-governador Jackson Lago e de um alegado bloqueio de verbas federais para o Maranhão durante sua gestão.
E diz mais: que respeita o governador Flávio Dino, mas que ele “não participou das lutas daquele tempo, lutas muito duras que tivemos que enfrentar quase sempre com muito sofrimento e incompreensões”.
Leia abaixo o artigo.
A meus limites
A declaração do meu voto na tensa sessão da Câmara que autorizou o impeachment da presidente Dilma foi um desabafo há muito aguardado contra as sujeiras e perseguições acontecidas contra mim e contra Jackson Lago pelo governo de Lula.
Prezo muito o governador Flávio Dino, que de mim merece todo o acatamento e respeito pela sua honestidade e caráter. Mas há coisas que a um homem como eu não é permitido fazer. Flávio, quando começou na política, me encontrou lá onde já estava há muito tempo. Ele não participou das lutas daquele tempo, lutas muito duras que tivemos que enfrentar quase sempre com muito sofrimento e incompreensões.
Essas incompreensões vieram até do próprio Jackson Lago, quando, ao não concordar com o caminho que eu lhe apresentava, o único possível para vencer a candidata poderosa e que contava inclusive com o apoio de Lula, não compreendeu e falou muito irritado com vários políticos, entre os quais Paulo Matos, que eu seria um agente infiltrado pelo Sarney para derrotar a oposição. Mesmo assim continuei. Tempos depois ele mesmo reconheceu a injustiça que cometeu e me procurou para reconhecer o seu erro, fato testemunhado por Ney Bello.
Durante o seu governo, eu fui várias vezes, apreensivo, procurá-lo para alertar que o processo de cassação armado contra ele era perigoso. Mas ele, homem muito bom, parece não ter acreditado e, com a ajuda de Lula, então presidente e a quem Jackson tinha apoiado e defendido, acabou cassado. Nunca me conformei, escrevi vários artigos
sobre isso.
Isso, claro, sem contar que meu governo foi boicotado duramente por Lula, que proibiu que ministros viessem aqui, e cortou toda a possibilidade de qualquer ajuda financeira. Não fosse minha excelente equipe, melhor que muitas equipes ministeriais -e digo isso sem o menor pudor – eu jamais teria conseguido aguentar o cerco.
Mais tarde fui perseguido impiedosamente, preso, humilhado. Tudo sob os olhares de Lula.
Para Flávio Dino, falei tudo isso. Falei-lhe que tinha uma imensa dificuldade de votar em Lula e Dilma e cheguei a ir a um encontro com Temer, que conheço de longas datas, para lhe comunicar que não iria votar nele por injunções da política maranhense.
Mas, repito, há coisas que uma pessoa de caráter não tem condições de fazer. Tentei, sinceramente, atender o governador. Mas, enfim, não tive estômago para votar pela permanência desse grupo no poder. Eu já os conheço muito bem depois de tanto sofrimento.
Assim, não votei contra Flávio, mesmo porque o governo Dilma nada fez pelo Maranhão e tampouco esse motivo eu tinha para me convencer a votar. Quero que o governo de Flávio Dino dê certo, mas, me desculpe, governador, era demais para mim.
O Brasil está em um buraco enorme. Tudo desmorona e Dilma, estou convencido, não tem as mínimas condições de governar. Creio que Temer está preparado e convencido de que essa é a grande chance da vida dele. Ao que parece, está se cercando de uma grande equipe para poder fazer isso. Só com gente muito preparada, ele poderá ter essa chance de corrigir os rumos da economia brasileira. Itamar conseguiu, creio que ele também conseguirá.
Por fim, quero agradecer à excelente receptividade ao meu voto entre os maranhenses de todos os municípios. Creio que consegui ser compreendido e aceito. Falei com o coração e só tenho um propósito na política: ajudar a mudar o Maranhão.
Muito obrigado a todos.
Sr Deputado, ABSTENÇÃO serve pra que ????????
Abstenção ajudaria o PT jumenta
abstenção ajuda é Dilma…vai te informar querida.
Correto,galera.
Pra dá voto pra Dilma. Pois contaria para Dilmona a abstenção seu jegue.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Perfeito Deputado. Voto muito bem encaminhado.
Jose reinaldo tavares colocou sua honra e carater acima de futuro politico de Flavio Dino. Ele tem nossos aplausos. Flavio dino so valoriza ele pois sabe do seu potencial politico . Foi o voto mais ovacionada da bancada maranhense e graças a ele e outros que pensam realmente no nosso Maranhao, Dilma saira breve breve e tem gente que vai choramingar nas redes sociais
Deputado José Reinaldo, sou um admirador da sua trajetória, principalmente pela sua coragem em romper com o grupo dominante em 2004 e pela ajuda na vitória de Jackson Lago em 2006.
Contudo, Vossa Excelência se esquece que todos os atos de Lula narrados no seu texto foram levados a efeito não pelo interesse do líder petista, mas para atender a pedidos de Sarney e Roseana, os quais serão beneficiados com a eventual ascensão de Michel Temer à Presidência da República.
Essa contradição torna inócuas suas justificativas.
Parabéns, Deputado José Reinaldo. Sua justificativa e motivação mostram sua inteligência e prudência. De fato, foi o Deputado da bancada maranhense que melhor justificou seu voto, fala hesitante, mas pensada, sem clichês, sem chavões tolos, falou notoriamente com o coração.
Zé Reinaldo faltou completar a frase, “Desculpe, governador” mas tenho que tomar benção ao meu pai Sarney e minha amiga Roseana está aqui em Brasilia nao posso fazer feio. Meu voto é sim. Obrigado.
A um grande homem, um grande gesto. Parabéns Deputado José Reinaldo.Honrando a História e a tradição do povo maranhense.
Independente da escolha de dos deputados, deve-se considera importante a consciência de cada um, seja esta individual ou coletiva. Fico feliz, pelo ex-governador, José Reinaldo Tavares na prévia do seu voto, lembrou da represália que sofreu o seu governo. Quando não houve o apoio imparcial que todo governo federal sério deve aos seus federados. Parabéns José Reinaldo pela consciência do votos, com certeza seu eleitores estão felizes pela sua decisão.
Valeu Zé Reinaldo, você tem o meu voto e a minha admiração.
Falou para Temer que não ia votar nele? Zé Reinaldo está se referindo à eleição da chapa Dilma x Temer ou está considerando que o impeachment é uma eleição com dois candidatos, Dilma e Temer?
Na minha opinião, a razão do voto de Zé Reinaldo é clara. É a mesma dos deputados que abandonaram a barca furada. Acho até que ele revelou sensatez, uma vez que pode ajudar muito mais Flávio Dino “votando em Temer”, como ele diz, do que enterrando o voto em uma causa perdida.
O deputado fez muito bem, mesmo que a corrupção no país nunca chegue ao fim é preciso o presidente ou partido do qual parte que não pode usar a máquina e a estrutura e montar um esquema milionário de corrupção e continuar no cargo, só a sangria da Petrobras já seria suficiente pra defenestrar essa “presidenta” que já não governava há muito tempo. Espero um dia que nenhum jornalista precisasse escrever nenhuma matéria com teor de corrupção no meio político.
UMA VEZ TRAIRA SEMPRE TRAIRA
Valeu Zé !!!!!
Pedir desculpa porque, Flávio por acaso manda no voto dele.