A discussão no fim de semana em São Luís foi uma só: a manutenção da curva de crescimento da desaprovação do governo Flávio Dino (PCdoB) na capital, apontada pelo instituto Escutec.
Como mostrou o Blog do Gilberto Léda no sábado (2), os eleitores que dizem desaprovar o comunista já são 45,6% (releia) – eram 44,7% em abril deste ano (reveja) e 36,6% em maio do ano passado (leia mais).
Aliados e assessores do governador, no entanto, têm outra tese. Eles chegaram mesmo a desenvolver uma nova forma de analisar os dados.
Segundo os comunistas, 70% da população aprova o governo.
“Mas como?”, pode-se perguntar o mais intrigado leitor.
Explica-se: na conta dos comunas ignora-se o gráfico de aprovação/desaprovação e analisa-se apenas os dados do gráfico que vai de ótimo a péssimo.
Nesse cenário (veja ao lado), 4,4% dos entrevistados dizem que a gestão é ótima; 21,6% a consideram boa e 44,6% regular.
Soma-se tudo e, bingo!, tem-se 70,6% de “aprovação” – mesmo que dois terços disso tudo tenham sido alcançados com eleitores que consideram o governo apenas “regular”.
Regular, na escola, por exemplo, seria uma nota entre 5 e 6… Na maioria delas, qualquer aluno ficaria reprovado com uma média assim.
Mas no governo Flávio Dino, não.
No governo Flávio Dino, regular garante aprovação por méritos.
É muito pouco para quem se propôs A mudança…
ESSE É O GOVERNO DA MUDANÇA. TANTO QUE MUDOU ATÉ A PALAVRA REGULAR. EM OUTRAS GESTÕES, A PALAVRA REGULAR COM CERTEZA ESTARIA ABAIXO DE ALGO RELEVANTE, MAS COMO ESSE GOVERNO É O DA MUDANÇA… É ATE COMPREENSIVEL.
Gilberto, fiquei muito satisfeito com esse seu texto. Além de concordar com o conteúdo, parabenizo-te pela forma. Muito bem redigido, é elegante, inteligente e perspicaz. Parabéns!
obg…
A pesquisa confirma o que eu já sabia há muito, o senso crítico do eleitor maranhense é muito RUIM, assim como é RUIM a gestão em quase todos os aspectos.
O que esse moço já fez: Piorar a saúde pública, principalmente para os servidores do estado, continua concluindo obras do governo Roseana, não fez um viaduto em São Luís. Roseana já tinha feito uns três.
FAZ UM MAPEAMENTO E VC CONSTARÁ QUE FLAVIO DINO E SEUS CAND A PREFEITOS JA PERDEM AS ELEICOES EM 2016 NA GRANDE MAIORIA DOS MUNICIPIOS, O QUE É REFLEXO PARA 2018.
Se tivessem vindo no meu bairro, com certeza a porcentagem de péssimo seria mais alta!