Embora a Polícia Federal tenha se esforçado para defender, durante entrevista coletiva realizada na tarde de ontem (17), que o modelo de terceirização da Saúde do Maranhão começara em 2010, os fatos mostram que os federais erraram por, pelo menos, quatro anos.
Diz o texto oficial da PF sobre Operação Sermão aos Peixes: “A investigação teve início em 2010, quando o então secretário de saúde do estado do Maranhão se utilizou do modelo de ‘terceirização’ da gestão da rede de saúde pública estadual, ao passar a atividade para entes privados – Organização Social (OS) e Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), e, assim, fugir dos controles da lei de licitação”.
Ocorre que o ICN nasceu em 2002, e tem passagens pelo Governo do Estado desde 2006, ainda na gestão do ex-governador e hoje deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB).
Depois de apresentada aos cofres do Estado, ela também atuou na gestão do ex-governador Jackson Lago (PDT), quando teve até um contrato auditado pelo próprio governo (reveja).
Questionado sobre o assunto, o superintendente da PF no Maranhão, delegado Alxandre Saraiva, foi sucinto.
“A investigação começou quando foi instaurado o inquérito. Tão logo a polícia tomou conhecimento [das irregularidades], instaurou o inquérito. Não há nada de estranho nisso””,
A PF errou, também, ao informar que a SES “terceirizava” a gestão da Saúde entre 2010 e 2013 – como se a terceirização houvesse sido encerrada pelo comunismo maranhense.
Na atual administração, comandada por Flávio Dino (PCdoB), eleito em 2014, o ICN passou a administrar, ao todo, 22 unidades de saúde de médio e grande porte no Maranhão. O contrato, no entanto, foi suspenso ontem, por decisão da Justiça Federal (reveja).
Fora as unidades entregues ao Instituto Gerir, ao Acqua, ao Instituto Corpore e ao Instituto Vida e Saúde.
Após a entrevista coletiva, ficaram algumas perguntas sem resposta:
– O ICN atua desde 2006 no Governo do Estado, mas teve apenas os contratos de 2010 a 2013 investigados pela Polícia Federal. Por quê?
– Os contratos do ICN junto à atual gestão, serão analisados pela Polícia Federal?
– A Polícia Federal havia pedido à Justiça a nomeação de um interventor da SES para atuar junto ao ICN. Porque o pedido não foi para que o interventor fosse oriundo de um órgão externo?
– Por que não houve qualquer menção ao ex-secretário José Márcio Leite no processo, já que ele foi o titular da SES por quase todo o ano de 2010?
A Polícia Federal do Brasil, há muito tempo deixou ser polícia de verdade e passou a ser instrumento de perseguição política, a serviço do PSDB e outros. Gosta mesmo é de dar espetáculo. Vejam que nessa operação da saúde no Maranhão, foram acionados mais de 200 policiais, como se estivessem numa operação de guerra. Puro circo, armado com o dinheiro público. Enquanto a polícia federal usa 200 homens numa operação simples, as fronteiras do País ficam às moscas. Uma vergonha.
Não concordo. Sei que como em toda instituição, há os que cedem a pressões, mas a PF faz muito mais bem do que mal ao país
KELSON, DESVIAR MAIS DE 1 BILHÃO DE REAIS DE UM ESTADO MISERÁVEL VOCÊ ACHA POUCO? OU VOCÊ FAZ PARTE DA QUADRILHA? O QUE A PF ESTÁ FAZENDO É INVESTIGAR A CADEIA DE CORRUPÇÃO CRIADA PELO EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MARANHÃO, O SENHOR RICARDO MURAD. QUEM É CONTRA ESSA OPERAÇÃO É PORQUE FAZ PARTE DA QUADRILHA OU NO MINIMO FARIA O MESMO, TEM AS MESMAS PRÁTICAS.
Vc nao sabe omque diz… Tem que investigar desde 2002, se nao eh perseguicao a Ricardo e olha que nao tem nenhum secretario que tenha feito maismpela saude do que ele… Tem ressonancia magnetica no macieira e neurocirurgia no interior do Estado.. Ninguem fez o qu ele fez.. E agora estao acabando com tudo.. Matcos pacheco nao entende de saude como Ricardo Murad muito menso de gestao
Essa corja de bandidos que subtraiu ou subtrai ainda hoje $$$$ da saúde tem que apodrecer na cadeia. Justiça federal neles.
KELSON, DESVIAR MAIS DE 1 BILHÃO DE REAIS DE UM ESTADO MISERÁVEL VOCÊ ACHA POUCO? OU VOCÊ FAZ PARTE DA QUADRILHA? O QUE A PF ESTÁ FAZENDO É INVESTIGAR A CADEIA DE CORRUPÇÃO CRIADA PELO EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DO MARANHÃO, O SENHOR RICARDO MURAD. QUEM É CONTRA ESSA OPERAÇÃO É PORQUE FAZ PARTE DA QUADRILHA OU NO MINIMO FARIA O MESMO, TEM AS MESMAS PRÁTICAS.
VC É UM IDIOTA MESMO, POIS NO GOV. FLAVIO DINO A COISA É AS CLARA E NÃO AS ESCURAS COMO NO CASO DO TEMPO EM ROSEANA GOVERNAVA JUNTO COM OS MURAD. A POLICIA FEDERAL SABE QUE AGORA NÃO DÁ MAIS PARA SAQUEAREM O DINHEIRO DO MARANHÃO POIS O GOVERNADOR É HOMEM SÉRIO E ACIMA DE TUDO É UM JUIZ FEDERAL QUE PARA PRENDER OS BANDIDOS TEVE QUE ENTRAR PARA A POLÍTICA PARA TER AS INFORMAÇÕES E AS REPASSARAS PARA PODER PRENDER ESSES BANDIDOS.
fico tocado com tamanha demonstração de carinho. muito obg
GILBERTO VOCÊ É JORNALISTA E CABE A VOCÊ UMA MATERIA SOBRE ISSO.
QUEM É A MENTORA DESSE GRANDE ESQUEMA E ESTA CALADINHA COM O RABINHO ENTRE AS PERNAS???
Tcham tcham tcham
HELENA DUAILIBE, ATUAL SECRETARIA DE SAUDE DE SÃO LUIS E QUE COLOCOU A ICN NO GOVERNO DE JOSE REINALDO QUANDO ERA SECRETARIA DE ESTADO DA SAUDE. NA PREFEITURA AGORA COMO SECRETARIA DA SEMUS DE SAO LUIS COLOCOU A ICN COM CONTRATOS SUPER FATURADOS, A PF E A CGU TEM QUE INVESTIGAR TUDO , POIS. ESTÃO ROUBANDO O DINHEIRO DE SALVAR VIDAS.
será que tudo partiu dela?
foi tudo armado uma quando e uma operaçao de verdade da pol. fed. nao mostra fotos no momento da operaçao mas agora todo o mundo ja sabe ate quem nao enxerga ouviu, tem pessoas que querem ser vistas pelo mundo defamando os outros nunca vao conseguir a unicas pessoas que vao defamar sao elas mesmas ok.
Parabéns a você. Continue informando o povo do Maranhão sobre esses ladrões. A mirante não tem coragem de escrever uma linha sobre isso. Essa mirante (os que dirigem) é uma vergonha. Veja, por exemplo, a programação dos jornais. Com exceção do JN os outros jornais são tudo gravados. Esses atentados de Paris se não fosse pelo canal pago Globo News iria ver só gravações. Isso é um absurdo. Notícia tem que ser repassada sempre ao vivo.
No governo Flávio isso aí foi moralizado, teve licitação, várias empresas disputaram.
Ah sim…
Kkkkkkkkkkk tolinho…. Governo flavio dino colocando parentes e aderentes de […], empresas de amigos, ah ta
NÃO DEVEMOS CONFUNDIR ALHOS COM BUGALHOS E NEM COLOCAR TODOS NA VALA COMUM , POIS É ISSO QUE A OLIGARQUIA PRETENDE : CONFUNDIR E NIVELAR TODOS PARA SE EXIMIR DE RESPONSABILIDADES. MAS, COMO BEM DISSE O DELEGADO DA PF, AS MOVIMENTAÇÕES SUSPEITAS E DETECTADAS PELO COAF( ÓRGÃO DE CONTROLE DO BANCO CENTRAL) OCORREU A PARTIR DE 2010, OBRIGANDO A PF A ABRIR INQUÉRITO CONTRA OS ENVOLVIDOS. GANHA UM BOMBOM PARA QUEM ADIVINHAR QUEM ESTAVA NA GESTÃO DA SECRETARIA DE SAÚDE E NO COMANDO DO GOVERNO DO ESTADO?
A polícia federal fez o que era para ser feito e os culpados devem ser condenados, mas essa esculhambação continua no Governo Flávio Dino. Vejam o caso do Hospital de Morros onde a diretora persegue os que não rezam na cartilha da ex-prefeita Sonia de Axixá, também presa pela polícia federal e antiga eleitora de Sarney Filho, mas hoje tem muita força no governo Flávio Dino. A ICN mediante ordem da diretora do Hospital de Morros demitiu todos que ela mandou e admitiu os que ela indicou. Então a ICM só fazia o que Ricardo Murad mandava e na gestão de Marcos Pacheco é a mesma coisa. Os grandes salários pagos pela ICN são determinados por quem força para tal.
Olha Gilberto , o diretor do ICN , Banedito da Solva Carvalho é tio de Marcelo Tavares da Casa Civil