O juiz Ronaldo Macieal, titular da 1ª Vara Criminal de São Luís, condenou 13 pessoas por peculato, formação de quadrilha e fraude em licitação, no que ficou conhecido nacionalmente como o escândalo das “Estradas Fantasmas”, perpetrado no governo José Reinaldo (PSB).
Os condenados são João Candido Dominici – cunhado do ex-governador José Reinaldo -, Luis Carlos Mesquita, que já faleceu, José Izidro Chagas da Silva, Márcio Ribeiro Machado, Lourival Sales Parente Filho, Wanderley Silva Oliveira, Winston Sousa Barbosa, Fábio Ribeiro Nahuz, Lauro Gomes Martins, Marco Aurélio Pereira de Oliveira e José de Ribamar Teixeira Vasconcelos. Todos devem cumprir pena, inicialmente, em Pedrinhas, mas da decisão cabem recursos.
O caso foi denunciado pelo Ministério Público em 2005. O esquema funcionava através do pagamento pela construção de estradas que nunca saíam do papel. Em muitos dos casos, os povoados que seriam ligados pelas vias sequer existiam.
O dinheiro fruto da articulação criminosa era rateado, de acordo com o MP, entre servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura, à época comandada por Dominici – eles ficavam com 80% – e empreiteiros, que levavam 20%.
Para o juiz, era justamente o titular da Sinfra – à época ainda Gerência de Infraestrutura (Geinfra) – quem comandava as ações. “[João Dominici] Era o líder e a pessoa que determinava a formalização dos processos, com ordem direta aos funcionários da antiga GEINFRA, merecendo, por conseguinte, maior reprovação na conduta”, decidiu.
No despacho, Maciel também destaca “abalo à ordem econômica do Estado”, já que em alguns casos os povoados e as estradas existiam de fato e mesmo assim os recursos que deveriam ser empregados na sua construção “foram desviados pelo ralo da corrupção”.
“As consequências extra-penais lhe são desfavoráveis, eis que houve um abalo à ordem econômica do Estado, com desvio de recursos que poderiam ser utilizados na saúde e educação, por exemplo, tão precárias em nossa Unidade Federativa, além do fato de que alguns Povoados realmente existem, com estradas vicinais intransitáveis, e os recursos para a melhoria foram desviados pelo ralo da corrupção”, completou.
A decisão foi proferia ontem (13), mas só nesta quarta-feira (14) disponibilizada para consulta no site do Tribunal de Justiça.
Veja aqui a parte final do despacho do magistrado, com especificação dos crimes e das penas.
Só neste paiz que um bandido como este ex Governador, ainda consegue mostra as caras e falar que vai ser candidato a vaga de senador por este estado tão sofrido, roubado e defenestrado os cofres públicos de tal forma que só sendo muito rico para não quebrar. não podemos culpar a justiça por tão morosa ação, temos que mudar e exigir que os novos parlamentares reforme as leis vigentes e não espere que ladrões roube o erário e morram para sair a condenação, é uma vergonha. Este safado é o mentor do seu Flávio Dino que a qual quer custo quer ser Governador deste Estado é outro sem a menor experiência administrativa. Vamos ter cuidado para não cometermos o mesmo erro das eleições que elegeu o E de H.
A Justica tarda mais nao falha…e agora como fica a situacao de um CONDENADO CRIMINALMENTE a frente de uma Representacao de Classe como e o caso do Fabio Nahuz eleito recentemente pelos “empresarios da construcao civil” Presidente do SINDUSCOM ???
Pede para cagar e sai rapaz!
AH!!! E ainda tem uma carrada de processos Criminais e Civeis. O ressarcimento aos cofres publicos da ladroagem ???
[…] Censurado por motivo de: idiotice
CASO NÃO PUBLIQUE MEUS COMENTÁRIOS VOU ENVIAR PARA TODOS OS BLOG DE OPOSIÇÃO E NO RESTO DO PAÍS.
Então pode começar a preparar o e-mails…
Acho que esta faltando alguém aí, cadê o Portelada o mesmo que quebrou o Crea Ma e que assinou os laudos fantasmas ou vai entrar na segunda remessa?
Rapaz… ele que atestou as estradas, não foi? Nem lembrava mais.
Exatamente esse Portelada conhecido como raposão do Crea Ma que assinou laudos fantasmas de estradas imagina quanto ele deve ter assinado dentro do Crea coitado dos profissionais e ainda conseguiu colocar o seu parceiro e atual presidente.
QUE VERGONHA DR DOMONICI, AINDA BEM QUE O QUE O SENHOR NOS ENSINOU NA FACULDADE DE ENGENHARIA NÃO TEM NADA A VER COM CORRUPÇÃO!!!! QUE VERGONHA!!! O SENHOR AINDA TEM CORAGEM DE COLOCAR A CARA NA RUA DOUTOR? E SUA FAMILIA? EU DIGO A SUA ESPOSA IRMÃOS, PORQUE O SEU FILHO APRENDEU TUDO COM O SENHOR, POVO DE SÃO JOÃO BATISTA LHE AGUARDA PARA PARABENIZA-LO POR TÃO GRANDE FEITO, QUE VERGONHA DOUTOR!!!!!!!.
AGORA VENDA AS SUAS FAZENDAS, E VENHA A PUBLICO SALDAR O ERÁRIO PUBLICO QUE FOI ROUBADO DE TODOS NÓS.
SEJA HOMEM !!!! PELO AO MENOS TENTE.