São Luís é a melhor cidade para se viver no MA; Ribamar é a terceira

São Luís é a melhor cidade para se viver no Maranhão, aponta estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado esta semana.

A mais nova edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), espécie de ranking em que se encontram todas as cidades brasileiras, traz um levantamento que leva em consideração três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde.

De acordo com o índice, Imperatriz é a segunda melhor cidade do estado e São José de Ribamar, a terceira. Completam o top ten Porto Franco, Bacabeira, Coelho Neto, Estreito, Guimarães, Presidente Dutra e Itapecuru-Mirim.

O mesmo índice aponta Amarante do Maranhão como a pior cidade dentre as 217 do estado.

Veja aqui o ranking completo do estado.

Apesar de figurar em primeiro lugar no Maranhão, São Luís é apenas a 464ª cidade do país. No apanhado dos últimos dez anos de publicação do índice, o estado mantém curva sempre crescente e, atualmente, tem pontuação acima da média nacional (mais dados aqui).

Nota técnica da Firjan acrescenta, ainda, que o Nordeste foi a região que mais evoluiu em dez anos e que só 328 dos 5.565 municípios brasileiros têm alto grau de desenvolvimento.

20 pensou em “São Luís é a melhor cidade para se viver no MA; Ribamar é a terceira

  1. Mais uma vergonha para o maranhao, das duzentos e dezescete cidades do estado, apenas duas com condicoes razoavel de qualidade vida, se compararmos com os estados do parana rio grande do sul santa catarina e minas gerais, qr. a qualidade de vida e em torno de oitenta porcento das cidades de cada estado, o pobre e miseravel maranhao; esta quase impropio para morar, muito parecido com a situacao das prais de slz, qr. estao poluidas, tenha compaixao de nossa terra altissimo DEUS. e nos livre do tirano e perverso senador sarney….

  2. O Maranhão é todo ruim, sujo, quente, poeirento, sem calçada, sem asfalto bom, sem arborização, sem esgoto, sem água, sem nada.
    São Luis ainda é suportável, fora da capital é o inferno.

      • Realmente, vc deve conhecer “outro” Maranhão. Onde já se viu comparar o ruim – São Luís – com aquilo que não presta – o resto das cidades do interior. É claro que o ruim, no caso, será considerado melhor. Bela porcaria de pesquisa. Obs.: também sou maranhense e conheço todo o interior do Estado.

  3. Nobre leda, o maranhao qr. vc conhece e dos sonhos e dos devaneios e fantasia, visite os grotoes do estado e encotrara o descrito pelo leitor, jonh doe………..

  4. É ridículo como uma pessoa que se entitula “jornalista” como vc, pode escrever uma coisa dessas. Deve haver, no mínimo, um compromisso com a verdade não??

    Pq tu não divulga a pesquisa recente da FGV que coloca o Maranhão como o ultimo colocado, dentre os 27 entes da Federação, em IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Tu não percebe a repugnância de tua atitude de publicar um estudo que, na verdade, mostra quais são os “menos piores” do pIor Estado??? Sabia que os índices de qualquer cidade do Maranhão são os mesmos de Países subdesenvolvimentos não industrializados da Africa??

    Seja transparente, como se exige em sua profissão, e cite quanto vc recebe para escrever uma tolice dessas, faz favor.

  5. Gilberto Leda, li um de seus comentários e vocÊ disse que conhece um outro Maranhão. Pois bem, eu vou te falar sobre o verdadeiro Maranhão. Morei aí em São Luís por quase uma vida inteira. TEnho 32 anos e hoje moro em outro Estado. Cara, não sinto a menor saudades desse Estado. Até tenho vergonha de dizer aqui que venho daí. O Maranhão, para mim, é somente para visitar meus pais. Quando fiz a viagem para Cuiabá, onde moro atualmente, a fiz de carro. Rapaz, quando sai do Estado, parecia que estava saindo de um país africano. Quanta vergonha deve ser para esses grupo nojento dos Sarney!! Isto é, se é que tem vergonha, pois essa senhora chamada Rosengana disse que faria o melhor governo de sua vida e até hoje não disse a que veio. Você vive em um mundo de fantasias. Procure, realmente, conhecer o verdadeiro Maranhão. O Estado dos piores índices, vergonhoso, corrupto e com uma família que manda e desmanda. E ainda temos coragem de tentar roubar os royaltes de outros Estados pois não se tem a menor capacidade de tirar esse Estado da pobreza.

    • POis eu morei no Pará e no Amazonas… conheço a Europa, os EUA e um pedaço da América do Sul… mas sempre que saio daqui me dá uma saudade…

      • saudade é uma coisa, fechar os olhos para a situação calamitosa do Estado é outra. Eu conheço tbem tudo isso, e nem por isso deixo de ter vergonha da situação caótica da saúde, – com gente morrendo todo dia nos corredores dos hospitais -, dos índices críticos de aproveitamento escolar e da falta de infra-estrutura e qualidade das escolas, para dizer o menos.

        Enquanto isso, vc está mamando nas tetas do O Estado, leia-se “Estado do Marnhão”,- e fica com saudade do Estado dilapidado pela Família Sarney enquanto gasta o que vc ganha com parte da bandalheira na Europa, USA e etc..???
        Legal de sua parte!!!

    • Concordo com você, o MA figura hoje entre os piores estados da federação e toda culpa é da família Sarney que governa o estado a quase 50 anos. Agora você dizer que sente vergonha de falar das suas origens eu não concordo. Sou Maranhense e moro em São Paulo a 10 anos e todos nós sabemos que é o estado mais rico do pais, mais que também sofre com problemas iguais ao meu querido MA. Amo a minha terra e a todo momento busco uma forma de voltar a mora lá novamente.

  6. Leda na proxima vez qr. sair do brasil, visita a SOMALIA E O SUDAO,na africa, ai vc. vai matar a saudade do maranhao ja qr. e semelhante estes paises com maranhao, vai lar amigo………

  7. Sou masoquista. Leio o que uns “grandes benfeitores” do Maranhão já fizeram por ele. Geralmente são gentís no trânsito e no trato com as pessoas, como o fazem com jornalista que não escreve o que eles querem. Esses que comentam aqui são “OTIMOS”. São discípulos do VITORINISMO. a lei é para todos. MAS PARA ELES não exite lei, fazem tudo para destruir inclusive a honra alheia e nada fazem pela cidade, nem mesmo tratar as pessoas com dignidade e respeito. Acho que vou aderir à essa gente. VOU ME TORNAR IDIOTA TAMBÉM.

    • Ernest che guevara! Exelente representante de uma classe numerosa de nossa terra. Gente de pouca cultura, ou mesmo inculta, banal cuja glória é tentar ofender, denegrir. Substrato da ralé! Gente insignificante que não consegue nem ser percebida por pessoas de bem.
      Gosto de ler os comentários deles, para saber os motivos de nosso atraso.
      É TRISTE VER AS PALMEIRAS DESTA TERRA QUE JÁ TEVE SABIÁ, AGORA SÓ TER MACACOS.

    • Tem muitos no Maranhão reclamando o seu atraso.
      A culpa é sempre do governo. Mas tem gente absolutamente incompetente, gente que não lê e mesmo vendo, não enxerga. Gente que invade terra alheia, tudo é na base de invasão chegam mesmo a invadir o lugar de gente decente, e comentam chamando-nos idiota. Esse tipo nem merece ser notado, porque não valia alguma. Gilberto, seu modo de fazer jornalismo, serve para mostrar quem é quem no nosso estado. Acho que serve para fazermos avaliação correta do seu atraso.

  8. Não concordo que o problema seja “sarneys”. O problema é cultural, um estado formado por culturas atrasadas não pode ser desenvolvido nunca. Somos todos um povo de parasitas do Estado, o que mais se quer aqui é boquinha em prefeitura e bolsa de poítico, por isso os parasitas do Tesouro publico sobrevivem como estes sarneys, mesmo sabendo que são péssimos porque o que mais fazem é dar as migalhas pros famintos. Espero que com internet, televisão esse povo acorde, sendo mais empreendedor, mais correto e mais trabalhador. Se não for assim, continuaremos a fornecer mão de obra prás favelas do Sul-sudeste.

    • Assino em baixo. Realmente o problema de são luís vai muito além da família sarney. Esse pessoal que sisma em falar que o problema todo é causado apenas por eles, olha, me desculpe, mas passam de uns desiludidos. Gosto de São Luís. Frequentei muito por alí. Moro inclusive em uma cidade próxima mas em outro estado. Mas o nosso querido amigo lá em cima que estava todo todo defendendo sua cidade (o que é lindo diga-se de passagem), responda-me uma coisa. Pelo senhor ser ludovicense com certeza tem mais conhecimento que um paulista que já rodou por tudo por aí. Você acha mesmo que lugares como a avenida das guajajras (que ainda não é o que tem mais problemas, falo isso porque frequentei muito por essas bandas) é um lugar tão lindo e tão maravilhoso como você mesmo fala? Porque olha parceiro, pra mim o problema vai muito além de política. Eu mesmo já sofri de tantos preconceitos por aí por ser paulista. São Luís é uma “cidade dentro de outra cidade”. São Paulo a desigualdade é grande, mas aí, pelo amor cara. É muito triste.

Os comentários estão fechados.