Desembargadores agem para barrar Nelma Sarney como presidente do TJ

Um grupo de desembargadores do Tribunal de Justiça (TJMA) – com o apoio de setores da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) – tem atuado nos bastidores para mudar as regras da eleição para o comando da Corte.

Atualmente, a escolha de presidente, vice-presidente e corregedor é feita entre os três desembargadores mais antigos, vedada a candidatura de quem já houver exercido o cargo de presidente ou qualquer um dos outros dois cargos por quatro anos.

Pela composição atual, estão na disputa os desembargadores José Joaquim, Nelma Sarney e Maria das Graças Duarte, atual vice-presidente.

Desde o ano passado, Nelma é apontada como favorita para a presidência, José Joaquim corregedor, e Maria das Graças seguiria na vice-presidência.

A mudança articulada nos bastidores tem como alvo a presidência.

O objetivo é garantir alteração ao Regimento Interno do TJ para permitir que qualquer desembargador entre na disputa. E, assim, evitar a eleição de Nelma Sarney.

8 pensou em “Desembargadores agem para barrar Nelma Sarney como presidente do TJ

  1. Isso ta parecendo manobra politica, e duvido se não tem dedo do vizinho da frente do TJ. Onde esta a autonomia entre os poderes? Tenho certeza que a Des. Nelma não vai aceitar tal manobra…

  2. isso é balela … todas as vezes que as eleições se aproximam vem boatos desses tipos de complô e nunca se concretizam ….

  3. Se é verdade que querem mudar o Regimento Interno do Tribunal de Justiça, permitindo a candidatura que qualquer desembargador ao cargo de presidente, é oportuno que, admita-se também, o direito de voto dos magistrados de 1º grau, para eleição da mesa diretora do TJ/MA.
    Seria, portanto, um reforma e tanto.

  4. Pingback: STF deve barrar manobra contra Nelma Sarney no TJMA | Gilberto Léda

  5. Pingback: AMMA admite que quer mudar regra para escolha de presidente do TJ | Gilberto Léda

  6. Pingback: AMMA admite que quer mudar regra para escolha de presidente do TJ - Me InformoMe Informo

Os comentários estão fechados.