“Favelão da Cyrela” pode causar desatre ecológico na Ponta D’Areia

Tubulação despejará resíduos direto na praia

Passeando pela praia da Ponta D’Areia, deparei-me com o cenário acima. A foto é dos fundos do chamado “Favelão da Cyrela” – o condômino Farol da Ilha, ao lado do Rio Poty Hotel -, e nesse local ficará uma das saídas de esgoto dos apartamentos.

A tubulação é gigantesca, mas ficou encoberta devido às chuvas dos últimos dias, que causou pequenos deslizamentos de terra na área.

No total, o favelão contará com nada menos que 400 unidades, segundo o site da empresa. São 400 famílias morando e produzindo resíduos sólidos e líquidos.

E vai tudo para a praia da Ponta D’Areia, sabe-se lá com que tratamento.

E mais, mesmo que e tubulação da foto seja apenas para escoamento de águas pluviais, imagine você, caro leitor, a força com que ela será derramada nas areias da praia e o dano que pode causar nos arredores.

Um verdadeiro desastre ecológico.

É bom o Ministério Público e a Secretaria de Meio Ambiente ficarem de olhos bem abertos.

0 pensou em ““Favelão da Cyrela” pode causar desatre ecológico na Ponta D’Areia

  1. Essa construção deve ter rolado muito dinheiro. Quem deu autorização para esse projejto ? Que coisa horrivel. Eu tenho impressão que deve ter rolado muita grana. O pessoal do Rio Poty deve estar horrorizado com esse favelão.

      • Será que o MP vai fazer alguma coisa? Sei não!! isso já virou rotina, esses empreendimentos que agridem o Meio Ambiente e não acontece nada, em que eles passam por cima mesmo, para só depois de feito o dano ambiental, numa hipótese remota reparar o estrago.

  2. É com muita tristeza que assisto São Luís ser devorada por esses condomínios-cidades que estão invadindo nosso município. E as áreas verdes? Vai sobrar terra para as águas pluviais serem absorvidas? Espero q desistam de construir um hospital no Parque Rangedor – que já abriga o mostrengo da Assembleía. É importante pensar nisso agora … depois vai ser tarde. Apreender carro popular que escuta forró na praia é fácil .. quero ver o MP brigar com peixe grande …. cadê a coragem? a independência?? Só eu tirando 350 dias de férias pra não me estressar com essas coisas …

  3. O empreendimento é lindo por dentro, e isso que se vê na foto não é nenhuma tubulação, e sim uma contenção. Em outros estados, muitas avenidas litorâneas estão cheias de prédios. Por aí chamam isso de desenvolvimento, aqui fica essa patrulhamento ambiental que disfarça outros interesses. Não tô dizendo que é o seu caso, Gilberto, mas eu comprei uma unidade da Cyrela na Jerônimo de Albuquerque e não tenho do que reclamar. É a maior construtora do país e eu não acredito que eles não estejam atentos a essas questões técnicas tão fundamentais, ainda mais sabendo que o negócio aqui não é mole, não. Mas vamos ver, né? Também não coloco minha mão no fogo.

    • Pode ter certeza de que não faço “patrulhamento ambiental”, até porque defendo que deve-se ser mais complascente com o meio-ambiente quando o ganho em desenvolvimento e qualidade de vida será grande. Sinceramente não acho que é o caso. De toda forma, o espaço está garantido para que a Cyrela se pronuncie. Aliás, a assessoria já entrou em contato com o titular do blog. Continuo aguardando uma nota.
      Grato pela participação.