O deputado Neto Evangelista (PSDB) anunciou, nesta segunda-feira (21), que vai apresentar requerimento à Mesa Diretora da Assembléia Legislativa convocando empresários locais para falar sobre a quebradeira das empresas locais pela Vale.
Em discurso, o tucano relatou os casos da WO Engenharia, Covap e Logus. A primeira terá de demitir cerca de 2,5 mil trabalhadores; a Covap, 400; e a Logus, do presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil, João Batista Mota, pode ter quebrado por calote há 16 anos.
A intenção de Neto Evangelista é convocar os empresários e, depois, os diretores da multinacional.
Em certa medida, já é alguma coisa.
Mas faça diferente, deputado.
Deixe os empresários, que eles já têm assuntos demais a tratar – e dinheiro a recuperar depois dos desfalques nos contratos com a mineradora. Já é público e notório o que eles afirmam sobre esses contratos.
Faça valer a força da Assembléia e convoque os diretores da Vale. Mas obrigue-os a comparecer à Casa, pois em várias outras ocasiões isso já foi tentado. Nunca um deputado teve peito pra fazer cumprir a convocação.
Convocar empresários que estão loucos pra falar é óbvio. Mas Vossa Excelência pode fugir do óbvio e começar esse debate por onde realmente interessa: ouvindo comando da empresa.
Eles, sim, devem satisfações à sociedade.
Será que os gerentes da VALE estão acima dos representantes eleitos pelo povo, senhores Deputados Estaduais? Neto Evangelista, vossa excelência pode e deve fazer cumprir a convocação. Tome apenas o cuidado para não ser embalado pelas amenas palávras dos profissionais de comunicação e marketing que existem naquela empresa.
Falou quem entende do assunto. Está dado o recado.