Reunião não dá em nada e greve dos rodoviários continua

Terminais de Integração desertos nesta segunda

22h19 – Terminou há pouco a audiência de conciliação agendada pela desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), entre o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (STTRMA).

E não houve acordo.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) chegou a propor aumento de 6,5%. Os grevistas – que inicialmente pediam 16% – baixaram a proposta para 13%. O SET não aceitou. Sendo assim, está mantida a paralisação, que iniciou-se à 0h desta segunda-feira (23).

O desfecho da reunião confirma o que o blog já havia antecipado mais cedo (veja aqui).

A diferença é que, agora, o STTRMA compromete-se a cumprir a decisão liminar do próprio TRT e manter 80% da frota em circulação a partir desta terça-feira (24). Os prejuízos aos usuários serão menores.

Para acabar de vez com o impasse, o Ministério Público do Trabalho deve instaurar dissídio de greve e a questão será decidida, então, pelo plenário do TRT, que definirá o percentual de reajuste.

Bloqueio

Mais cedo, o desembargador José Evandro de Souza o bloqueio, em 24 horas, de R$ 50 mil em conta bancária do Sindicato.

A decisão saiu em virtude do descumprimento, por parte do STTRMA, da determinação judicial que o obrigava a manter 80% da frota circulando.

O ofício que gerou a liminar foi protocolado pela Prefeitura de São Luís, via Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes.