Gastão presta última homenagem a Luciano Moreira na Câmara

Gastão destacou historia de Luciano Moreira

O deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados, senta terça-feira (21), para prestar uma última homenagem ao colega de partido Luciano Moreira, que morreu semana passada vítima de acidente automobilístico.

Falando em nome de todo o PMDB, Gastão destacou o como o Luciano Moreira se empenhava para fazer valer o seu primeiro mandato e disse que “a solidão que um Deputado novato sente quando chega a esta Casa” não o abateu.

“Luciano Moreira era Deputado de primeiro mandato. Sempre que tenho oportunidade, refiro-me à solidão que um Deputado novato sente quando chega a esta Casa. Logo que assume o mandato ele pensa que tem muito prestígio — todos falam com ele, alguns o chamam pelo nome, mas depois que passa a eleição da Mesa, das Lideranças, das Comissões, o Deputado novo enfrenta a sua própria realidade: ele tem de buscar seus caminhos, ele tem de encontrar suas alternativas, ele tem de firmar as posições para que possa atender seus eleitores, seus Prefeitos e sonhar, como todos sonhamos, com a reeleição. Luciano Moreira era um pouco disso. Ele chegou a esta Casa, mas a solidão não lhe espantou. Foi um homem que buscou todas as oportunidades para exercer bem o seu mandato. E, o mais importante, acreditava que poderia exercê-lo bem”, disse.

Gastão também destacou a história política e a biografia do colega. Segundo ele, o deputado era um “homem que tinha a noção exata do papel que desempenhava em uma estrutura administrativa”.

“Luciano não era maranhense. Eu o conheci no início da década de 90, quando Secretário de Planejamento do Governador do Lobão, foi convidado e aceitou ser Secretário de Administração. Permaneceu por quase 12 anos naquela função, reorganizando o Estado, sua política de pessoal. Era um homem de altíssimo espírito público. Era um homem republicano, dedicado, defendia os interesses do Estado. Acima de tudo, era um homem criativo, um homem que tinha a noção exata do papel que desempenhava em uma estrutura administrativa como a do meu Estado”, completou.

Confira abaixo a íntegra do discurso.

O SR. GASTÃO VIEIRA (PMDB-MA) – Sr. Presidente, agradeço a V.Exa., em nome do meu Partido e, tenho certeza, da bancada do Maranhão, de Roraima, do Ceará, da população do Maranhão, por esta oportunidade para prestar esta homenagem ao nosso companheiro Luciano Moreira, que faleceu tragicamente na última quinta-feira, vítima de um acidente de carro, quando voltava da cidade de Barreirinhas, onde participou de uma palestra para representantes do Ministério Público de todo o País que se reuniu no Maranhão.

Luciano Moreira era Deputado de primeiro mandato. Sempre que tenho oportunidade, refiro-me à solidão que um Deputado novato sente quando chega a esta Casa.
Logo que assume o mandato ele pensa que tem muito prestígio — todos falam com ele, alguns o chamam pelo nome, mas depois que passa a eleição da Mesa, das Lideranças, das Comissões, o Deputado novo enfrenta a sua própria realidade: ele tem de buscar seus caminhos, ele tem de encontrar suas alternativas, ele tem de firmar as posições para que possa atender seus eleitores, seus Prefeitos e sonhar, como todos sonhamos, com a reeleição.

Luciano Moreira era um pouco disso. Ele chegou a esta Casa, mas a solidão não lhe espantou. Foi um homem que buscou todas as oportunidades para exercer bem o seu mandato. E, o mais importante, acreditava que poderia exercê-lo bem. Se tinha reunião de jovens Deputados, ele estava presente. Se precisavam de um representante na nossa Comissão de Altos Estudos, lá ia o Luciano. Ia aos Ministérios, acompanhava a Governadora, atendia seus Prefeitos e me dizia que não tendo emenda parlamentares para oferecer, ele oferecia a sua presença física, como uma forma de mostrar ao seu eleitor que ele estava aqui disposto a exercer o seu mandato da melhor forma possível.

Luciano não era maranhense. Eu o conheci no início da década de 90, quando Secretário de Planejamento do Governador do Lobão, foi convidado e aceitou ser Secretário de Administração. Permaneceu por quase 12 anos naquela função, reorganizando o Estado, sua política de pessoal. Era um homem de altíssimo espírito público. Era um homem republicano, dedicado, defendia os interesses do Estado. Acima de tudo, era um homem criativo, um homem que tinha a noção exata do papel que desempenhava em uma estrutura administrativa como a do meu Estado.

Do Maranhão foi para Roraima, Secretário de Educação. E, hoje, quando nós vamos examinar com calma os dados da evolução da educação da Região Norte do Brasil, vemos que Roraima se destaca. Não quero dizer que foi um trabalho isolado dele, pelo contrário, mas quero dizer que o seu talento, em Roraima, ajudou o Estado a ter uma educação que mostra índices bem aceitáveis para o resto do Brasil.

Ele — aqui está o Deputado Pinto Itamaraty, também maranhense — morre da forma mais inesperada. No carro, com quatro pessoas, era o único que não usava cinto de segurança; foi o único que, quando o carro bateu no animal, na estrada, ao abrir a porta, sacou do carro. Os outros não tiveram absolutamente nada: leves ferimentos que não precisaram nem ser internados no hospital. E Luciano Moreira teve a morte instantânea.

O povo do Maranhão, eu poucas vezes vi superarmos as nossas divergências, porque este Plenário sabe que são graves, quem é de um lado fica em sua posição, quem é do outro fica na sua posição. Mas o povo se uniu, foi à Assembléia Legislativa do Estado do Maranhão e acompanhou o cortejo por toda a cidade, porque ele já se enterrou em outro Município, com respeito, com saudade e com dedicação.

Sei, meus prezados colegas, Sras. e Srs. Deputados, que muitos talvez não se lembrem ainda do Luciano. Ele era muito discreto, muito educado, andava neste plenário sempre sozinho, buscando conversa com os amigos na bancada, mas quem for olhar ali nos nossos retratos da Câmara dos Deputados vai identificar o Luciano, porque estava presente, sim, em todos os eventos que havia nesta Casa.

Eu quero, em nome do povo do Maranhão, agradecer ao Presidente Marco Maia, que se deslocou até São Luís, assistiu ao sepultamento do Luciano, com ele esteve, e confortou a sua família. Eu quero dizer que cada um de nós aprendeu um pouco da lição política que Luciano nos deixou. O nosso mandato é feito por nós. É a nossa convicção, é o nosso acreditar que somos capazes de exercer bem o mandato que alimenta a nossa presença nesta Casa. Nesse ponto de vista, Luciano foi, nesses pouco mais de seis meses, um homem incomparável no exercício do seu mandato.

Portanto, Sr. Presidente, V.Exa. que o conheceu tão bem, muito obrigado pela oportunidade que dá para que possamos recordar nesta Casa o exemplo, a dedicação, a firmeza e o desejo de ser um bom Parlamentar que aqui foi exercido pelo Deputado Luciano Moreira, tragicamente falecido, que tão precocemente teve interrompida a sua carreira política.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

GASTÃO VIEIRA